5 investimentos melhores que a poupança em 2024

Confira as melhores opções para quem busca por segurança e rendimentos um pouco melhores.

Publicado em 11/06/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A poupança foi, e ainda é, o primeiro contato que muitas pessoas acabam tendo com o conceito de investimentos. Até algumas décadas atrás essa realmente era a única opção que qualquer pessoa que não tinha conhecimento avançado em finanças ou que tivesse muito dinheiro tinha para fazer com que o valor guardado rendesse um pouco.

5 investimentos melhores que a poupança em 2024

E mesmo alguns golpes duros que a poupança acabou levando nas últimas décadas no Brasil, como o confisco que aconteceu durante o governo do presidente Fernando Collor de Mello, fez que com os brasileiros perdessem a confiança. Mas, nos dias de hoje, existe uma grande campanha contra a poupança.

A realidade dos serviços financeiros é completamente diferente daquela encontrada no país há 30 anos atrás. Hoje em dia, as pessoas podem ter acesso a uma grande quantidade de investimentos, não precisando depositar grandes quantias e fazendo tudo isso diretamente da tela do seu smartphone.

Por que a poupança é considerada como um investimento ruim?

A ideia de ter uma poupança sempre esteve muito mais atrelada com o ato de economizar dinheiro do que de fato como uma possibilidade de investimento. As pessoas abriam suas cadernetas apenas com o objetivo de separar um pouco de dinheiro para tirar das contas do dia a dia e guardar pensando em um objetivo no futuro, sem acompanhar quanto de fato aquele dinheiro estava rendendo.

O problema é que o rendimento oferecido pela poupança acaba sendo muito baixo. E isso faz com que os brasileiros estejam perdendo poder de compra, em virtude da inflação. Na prática, é como se o dinheiro que estivesse parado na poupança, mesmo “aumentando” com o tempo, vá perdendo valor.

Mas um dos motivos pelos quais a poupança oferece um rendimento baixo é a segurança, já que ela acaba não dependendo dos movimentos de mercado e, nos dias de hoje, dificilmente corre qualquer risco de confisco. Mas como este dinheiro apenas fica parado em uma conta de um banco, que não consegue aplicar os valores como poderiam, ele aumenta muito pouco.

Mas existem outras opções que podem ser consideradas tão seguras quanto a poupança e que rende mais que a caderneta. Não estamos falando daquelas opções que efetivamente acabam sendo utilizadas pelos investidores profissionais que querem ganhar dinheiro rápido, mas que correm risco de perder, mas simplesmente opções que garantem um rendimento acima da média da inflação do país.

Confira algumas boas opções de investimentos melhores que a poupança em 2024:

Títulos do Tesouro Direto

Essas são opções de investimento a partir da compra de títulos públicos. Na prática, é como se as pessoas estivessem emprestando dinheiro para o governo. Existem diferentes tipos de títulos, cada um com suas características, mas todos eles rendem mais que a poupança. Além disso, ele pode ser adquirido e administrado diretamente pelas pessoas, de uma forma muito simples.

CDB

Os certificados de depósito bancários acabaram se tornando o tipo de investimento mais comum nos dias de hoje, muito oferecido pelos bancos digitais. Estes papeis acabam sendo basicamente um empréstimo da pessoa física para os bancos. Grande parte dos CDBs oferecem liquidez diária, como a poupança, e ainda rende mais que a caderneta.

LCI

Essas são as letras de crédito imobiliário. Neste caso, as pessoas estão investindo diretamente no mercado imobiliário, que é sempre muito interessante para quem está preocupado com o crescimento do patrimônio, mas sem que as pessoas tenham a necessidade de adquirir um imóvel inteiro, por exemplo.

LCA

Essa opção de investimento acaba funcionando basicamente da mesma forma que o LCI, mas com a diferença que essas letras de crédito são destinadas ao financiamento de negócios relacionados ao agro. Mas na pratica ele é igual, oferecendo um rendimento pré-fixado, mantendo a segurança e também sendo bastante fácil de ser resgatado.

Fundos de Renda Fixa

Os fundos são formas de investimentos coletivos, com a participação de mais pessoas, incluindo a figura de um gestor, que pode ser uma pessoa ou uma empresa. Ele acaba direcionando os recursos para outros investimentos, formando uma carteira. O investidor acaba adquirindo cotas. Normalmente os fundos oferecidos pelos bancos são seguros e conseguem um bom desempenho em termos de rendimento.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.