9 opções de investimentos para largar de vez a poupança
Conheça opções do mercado financeiro que rendem mais que a tradicional poupança.
A poupança já foi tratada como a grande paixão nacional quando o assunto era investimentos. Mas, curiosamente, a grande maioria dos clientes dos bancos brasileiros que optavam por abrir uma caderneta de poupança não associava essa conta a um tipo de investimento, e sim apenas a uma forma de separar os valores do cotidiano e ajudar a guardar valores para uma determinada finalidade.

Mas a caderneta sempre foi uma opção de investimento, na qual as pessoas emprestam valores para uma determinada instituição financeira, que pode usar esse dinheiro nas suas operações no dia a dia, em troca do pagamento de juros. A segurança desse investimento sempre foi o seu principal fator atrativo, mesmo que os brasileiros já tenham passado por experiências de confisco de valores na história política recente.
Hoje em dia, a grande maioria dos especialistas afirma não fazer nenhum sentido deixar dinheiro na poupança. Afinal de contas, o rendimento oferecido para a caderneta é muito baixo, muitas vezes abaixo da inflação. E isso faz com que, na prática, as pessoas percam poder de compra com os valores que ficam parados.
Existem opções de investimentos que rendem mais e que acabam sendo consideradas tão seguras quanto a poupança. Conheça as principais alternativas para conseguir deixar a poupança de lado:
Tesouro Direto
A plataforma de investimentos do Governo Federal oferece diversas opções de papéis, com diferentes tipos de rendimentos e prazos. Na prática, é como se as pessoas estivessem emprestando valores para o poder público, que pode usar esse dinheiro para fechar as contas. Os investimentos podem ser administrados completamente pela internet, por meio de um aplicativo, de uma forma muito simples e fácil.
CDB
O CDB acabou se tornando muito popular a partir do momento que os brasileiros começaram a utilizar, de uma forma mais frequente, as contas digitais. Essa é a sigla de Certificado de Depósito Bancário, um tipo de investimento que é considerado como de baixíssimo grau de risco e complexidade. Além de ser muito simples investir esses valores, já que as pessoas conseguem fazer essas operações também pela internet, por meio dos aplicativos dos bancos, os valores ainda possuem garantias do Fundo Garantidor de Créditos.
LCI
As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) acabam sendo interessantes para as pessoas que possuem interesse em investir no mercado imobiliário, mas sem a necessidade de adquirir um imóvel completo ou mesmo administrar esses bens. São aplicações financeiras acessadas pelas empresas e pelas incorporadoras, o que ajuda bastante a fazer com que esse dinheiro ajude a viabilizar os projetos.
LCA
Seguindo basicamente o mesmo modelo da LCI, a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) permite que as pessoas direcionem os seus valores e investimentos para os negócios do agro de uma forma geral. Com isso, as pessoas conseguem aproveitar, mesmo que indiretamente, os bons resultados desse setor da economia, que é um dos que mais movimenta dinheiro no Brasil.
Letras de câmbio
Esse tipo de letra acaba sendo adquirida a partir das ofertas feitas por sociedades de crédito, investimento e financiamento, também conhecidas como financeiras. Na prática, elas funcionam como títulos de Renda Fixa, assim como todas as apresentadas até o momento. Essa categoria de investimento permite que as pessoas saibam quanto elas vão ganhar a partir do momento que elas adquirem os papéis em questão.
Fundos de investimentos
Os Fundos de Investimentos também acabam se tornando muito interessantes para quem busca uma forma de colocar o seu dinheiro em uma opção que traga um rendimento interessante, mas, ao mesmo tempo, sempre muito protegido. Eles também acabaram se tornando muito populares justamente por meio das contas digitais, que permitem a compra das cotas dos fundos de uma forma muito mais simples e fácil. Os Fundos sempre possuem a figura de um gestor profissional, que pode ser uma pessoa ou uma instituição, que define como o dinheiro será aplicado em outras opções de investimentos existentes no mercado, garantindo uma carteira mais variada.
Fundos Imobiliários (FIIs)
Essa modalidade de investimento também acaba sendo muito interessante para quem busca uma maior variedade na forma como o retorno financeiro chega. Na prática, existem duas possibilidades de retornos financeiros que incidem sobre esses papéis: com a valorização do preço das cotas e com os rendimentos auferidos pela exploração comercial do portfólio do Fundo. Ele também funciona através da compra de cotas dos Fundos, que são comercializados por meio da Bolsa de Valores.
CRI e CRA
Os Certificados de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio (CRI e CRA) também funcionam de uma forma muito parecida com as Letras citadas anteriormente. A diferença é que esses são títulos que não pertencem diretamente ao setor financeiro, mas que acabam sendo direcionados justamente para ajudar na expansão de projetos tanto imobiliários quanto do setor do agro.