Fundo de Investimentos: 5 dicas para escolher o melhor

Saiba como escolher diante das diversas opções disponíveis no mercado.

Publicado em 06/05/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os fundos de investimentos acabaram se tornando as principais escolhas para quem deseja começar a aplicar o seu dinheiro e fazer com que ele comece e render. E este mercado acabou se tornando ainda maior durante o período da pandemia, com o surgimento de uma grande quantidade de fundos.

Fundo de Investimentos: 5 dicas para escolher o melhor

De acordo com as informações que foram publicadas recentemente pelo Anuário da Indústria de Fundos, feito pela FGV, o patrimônio líquido dos fundos de investimento no Brasil saltou de R$ 5,4 trilhões em 2019 para R$ 6,05 trilhões em 2020, um avanço de 10,7%. Ainda de acordo com outro levantamento feito, durante o período da pandemia a foram abertos 3.201 fundos do ano passado.

A modalidade também acabou se tornando muito interessante para quem está começando a investir, já que acabou ficando muito fácil em virtude da oferta dos fundos diretamente nos aplicativos do banco, especialmente os digitais.

Mas, para quem ainda é iniciante neste mundo de investimentos pode ser que as informações não sejam muito claras em relação as opções encontradas no mercado. Nem todos os fundos são iguais, muito pelo contrário, existem diferentes tipos de fundos, sendo que cada um conta com suas próprias características.

Dentre os tipos de fundos mais comuns encontrados no mercado de investimentos nos dias de hoje temos fundos de renda fixa , fundos de ações , fundos imobiliários , fundos multimercados, e uma série de outros.

Para conseguir escolher aqueles que podem ser os melhores fundos para cada tipo de investidor, confira algumas dicas.

Defina um objetivo alinhado ao seu perfil

Antes de mais nada, acaba sendo muito importante que as pessoas definam um objetivo que esteja alinhado ao seu perfil de investimento. Somente desta forma as chances de sucesso serão maiores. Por isso, antes de mais nada, é fundamental que as pessoas invistam em autoconhecimento.

Os investidores precisam saber, por exemplo, se os recursos terão que ser resgatados rapidamente ou se as pessoas poderão esperar mais tempo para fazer os investimentos. Além disso, as pessoas devem conseguir também entender qual a sua tolerância para possíveis perdas financeiras. Existem tanto as opções que são destinadas aos mais conservadores até os mais arrojados.

Aprenda as diferenças dos tipos de fundos

Também é interessante que as pessoas invistam pelo menos um pouco de tempo para educação sobre as possibilidades de investimentos que existem no mercado. É fundamental entender as suas características e diferenças, até mesmo para que elas possam escolher melhor de acordo com suas necessidades se expectativas.

Também é importante entender as diferenças em relação aos tipos de gestão que podem ser encontradas nos fundos: ativa e passiva. Na ativa, o gestor decide em quais ativos quer investir a partir do que considera melhor naquele momento. Na passiva, ele tem menos liberdade e compra os ativos replicando um determinado índice de referência.

Informe-se sore as taxas e a liquidez

Os fundos geralmente são mais destinados para as pessoas que buscam opções de investimentos que visem no médio e no longo prazo. Mas nem sempre essa acaba sendo a realidade dos investidores, ainda mais para quem está começando. Por isso, é importante saber ao certo o período mínimo que as pessoas terão que esperar para conseguir resgatar o dinheiro.

Além disso, também é muito importante entender ao certo quais serão as taxas que serão cobradas no fundo, pois isso impacta diretamente o retorno financeiro que as pessoas terão.

Leve em consideração a reputação da gestora

Os fundos de investimento acabam tendo sempre uma figura que atua como gestora, que normalmente é uma empresa. Ela acaba tendo um papel muito importante, pois é justamente essa figura que define as estratégias e os rumos que o fundo vai tomar para conseguir alcançar uma maior rentabilidade e também para proteger o patrimônio.

Aposte na diversificação

Mesmo que o fundo seja gerido por uma empresa que tenha uma excelente reputação, existem riscos que devem sempre ser considerados neste tipo de investimento. Por isso, o mais recomendado é sempre apostar em uma diversificação, mesmo que as pessoas tenham um perfil conservador. Essa estratégia ajuda a reduzir os riscos e pode até mesmo ampliar os ganhos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.