Fundos de Investimento Imobiliário de Renda Urbana: entenda o que são

Saiba como funcionam esses investimentos e confira quais são suas principais características.

Publicado em 14/04/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

São diversas as modalidades de financiamentos que possuem como principal forma de rentabilidade o mercado imobiliário. Um deles é chamado de Fundo de Investimento Imobiliário (FIIs) de Renda Urbana, que inclusive tem se destacado bastante no mercado financeiro como um todo. E isso acontece especialmente em virtude do desenvolvimento de um segmento muito específico, que são os grandes empreendimentos.

Fundos de Investimento Imobiliário de Renda Urbana: entenda o que são
Créditos: Depositphotos

Basicamente, são investimentos focados nos imóveis comerciais que estão localizados em áreas consideradas como urbanas, incluindo shoppings, galpões logísticos, escritórios, entre outros. A ideia é permitir que os investidores não lucrem apenas quando eles vendem suas participações valorizadas, mas também consigam um retorno a partir do dinheiro ganho com a locação de imóveis.

Saiba mais sobre as FIIs de Renda Urbana e entenda como investir nessa modalidade:

Como funcionam as FIIs?

Os chamados Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) de Renda Urbana são formas de investimento que concentram os recursos que vão sendo obtidos na aquisição e na gestão de imóveis que estão devidamente situados em áreas consideradas como urbanas e que tenham finalidade comercial. Dentre os grupos de imóveis mais comuns nesse grupo estão escritórios, shoppings, galpões logísticos, entre outros.

Esse investimento também pode ser encontrado nas corretoras com um outro nome, os FIIs de tijolo. Ambos os tipos acabam sendo emitidos com o objetivo de captar dinheiro para que possam ser financiados projetos de construção de imóveis físicos localizados em áreas urbanas.

Anúncios

O investimento nessa modalidade acaba sendo feito através da aquisição de cotas, que são comercializadas diretamente na Bolsa e que podem ser acessadas por qualquer pessoa física através das corretoras de valores que permitem o acesso direto à B3.

Principais vantagens de investir em FII de Renda Urbana

Uma das principais vantagens desse tipo de investimento, quando comparado com outros do mesmo tipo, é justamente a possibilidade de conseguir uma renda passiva enquanto mantém os títulos. Esses valores acabam sendo disponibilizados de forma recorrente, proporcionalmente à quantidade de cotas adquiridas. Mas, para que esse pagamento seja feito, é importante que os imóveis comerciais estejam locados, ou seja, gerando lucro.

Além disso, essa acaba sendo uma forma muito interessante de conseguir diversificar os investimentos de uma forma geral, permitindo que as pessoas ganhem dinheiro com o mercado imobiliário, mas sem acabar tendo que adquirir um imóvel, por exemplo.

Essas cotas também acabam sendo muito interessantes em relação à sua liquidez, que basicamente é a característica de um determinado investimento de ser convertido em dinheiro real. Elas podem ser negociadas diretamente na Bolsa, ajudando bastante tanto as pessoas que querem comprar como também aquelas que desejam vender.

Anúncios

Mesmo sendo um ativo imobiliário, esse também acaba sendo um investimento muito interessante justamente por ser administrado por gestores profissionais e especializados. Eles cuidam, basicamente, da seleção e também da manutenção dos ativos, como um todo, o que ajuda bastante a garantir que eles consigam ter uma boa performance no mercado como um todo.

Por último, os FIIs de Renda Urbana também são considerados como isentos do pagamento de Imposto de Renda, garantindo que as pessoas tenham uma boa rentabilidade sem se preocupar com a mordida do Leão.

Quais são os principais riscos do investimento em FIIs de Renda Urbana?

Assim como qualquer tipo de investimento, esses ativos também acabam tendo alguns riscos que devem ser considerados. O principal deles é que a renda passiva acaba sendo atrelada sempre à ocupação desses imóveis. Portanto, sempre quando existir a vacância, vai acabar reduzindo diretamente o valor gerado pelo fundo, consequentemente diminuindo os rendimentos passivos.

Além disso, mesmo com os imóveis ocupados, existe o risco de inadimplência, que também acaba reduzindo o lucro obtido de forma passiva. Não existe nenhum seguro que garanta que o investidor vai continuar recebendo um determinado valor de retorno a partir do momento que os aluguéis não são pagos, por exemplo.

Para quem investe apostando na valorização dos imóveis, esse também é um risco que as pessoas acabam correndo. Afinal de contas, por mais que esse seja um movimento natural da maioria dos imóveis, nem sempre ele realmente pode acabar acontecendo. A valorização depende de uma série de fatores que não estão no controle dos investidores.

Como começar a investir em FIIs de Renda Urbana?

Comece fazendo uma boa análise do mercado como um todo, buscando todas as informações sobre o projeto;

  • Abra uma conta em uma corretora de valores que permita que os investidores tenham acesso aos ativos negociados na Bolsa de Valores;
  • Escolha dentre os fundos disponíveis, buscando sempre aqueles que melhor se alinham com o seu perfil de investidor;
  • Adquira as cotas e acompanhe as movimentações do mercado, sempre de olho nos retornos que estão sendo pagos pelos investimentos, sempre levando em consideração os custos da operação.
Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.