Fundos de investimentos: qual o papel do gestor?

Entenda como funciona o trabalho desses profissionais que atuam no segmento de investimentos.

Publicado em 28/02/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os fundos de investimentos acabam sendo opções muito interessantes para as pessoas que desejam diversificar o seu patrimônio, apostando o seu dinheiro em diferentes segmentos. E uma das principais características de um fundo é o fato de ele contar com a figura de um gestor, que pode ser tanto uma pessoa devidamente certificada e autorizada, como uma empresa que atua no segmento de finanças.

Fundos de investimentos: qual o papel do gestor?
Créditos: Depositphotos

Mas o que faz um gestor de fundos de investimentos? Entenda melhor qual o papel desse profissional ou dessa empresa:

O que faz um gestor de Fundo de Investimento?

O gestor de um determinado fundo de investimentos é um profissional que possui as qualificações e autorizações necessárias para que ele possa ser o responsável pelos investimentos de recursos financeiros de terceiros, utilizando uma ou mais estratégias previstas nesse segmento de mercado.

Os gestores de fundos podem se especializar no atendimento dos mais variados tipos de públicos, incluindo aqueles que podem ser considerados como investidores comuns, ou então os investidores institucionais e até mesmo famílias que possuem muito dinheiro e que precisam de profissionais para cuidar especificamente dessas operações.

Uma das principais características desse trabalho é o fato de ele ter que lidar com muitas responsabilidades. Afinal de contas, a quantidade de dinheiro que passa pela mão de um investidor é enorme. Por isso mesmo que, na grande maioria dos casos, esses profissionais são aqueles que possuem mais experiência de atuação no mercado, geralmente entre 15 e 20 anos.

Anúncios

Em relação às atividades que devem ser feitas por esses profissionais, o gestor acaba sendo o responsável por tomar decisões estratégicas sobre a aplicação dos recursos financeiros em um Fundo de Investimento, analisando o mercado, estudando as melhores opções de investimento e realizando as operações necessárias para maximizar os retornos aos investidores.

Além disso, ele acompanha de perto a performance do Fundo, buscando sempre alcançar os objetivos estabelecidos.

Como se tornar um gestor de fundo de investimentos?

Para os profissionais que atuam no segmento de investimentos e finanças que gostariam de atuar como gestores, ou então para os investidores que gostariam de entender quais são os requisitos esperados desse tipo de profissional, existem alguns critérios que devem ser preenchidos.

No Brasil, para que as pessoas possam estar devidamente autorizadas a atuar nessa atividade, é necessário ter uma certificação. Nesse caso, estamos falando da CGA da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Anúncios

Essa certificação é uma das formas que o mercado possui de entender se a pessoa interessada possui um conjunto sólido de conhecimentos em finança, economia e mercado de capitais. Além disso, acaba sendo muito importante que as pessoas tenham experiência no mercado de capitais.

Tipos de gestores de fundo de investimentos

Existem basicamente dois tipos de gestores de fundo de investimentos que podem ser encontrados no mercado financeiro. Esses dois tipos acabam refletindo basicamente a estratégia de mercado adotada pelo profissional:

Gestor passivo – Esses gestores acabam adotando uma estratégia de investimentos que busca refletir um índice de mercado específico, como o Ibovespa, por exemplo. Com a adoção de um índice tão importante como o Ibovespa, os investidores podem acabar tendo uma previsão mais próxima do que eles podem ganhar.

Gestor ativo – Esses profissionais acabam buscando estratégias que tentam superar os retornos médios do mercado e desses índices. As estratégias desse gestor visam ir além do simples fato de replicar os índices, buscando formas de ampliar o retorno do investimento.

Como reconhecer um bom gestor de fundos de investimentos?

Para os investidores que estão interessados em buscar esses profissionais para ajudar nas suas próprias estratégias, existem alguns fatores que podem ser levados em consideração e que indicam estar diante de um bom profissional:

Conhecimento – É muito importante que um gestor de fundos de investimentos tenha um alto nível de conhecimento e experiência no mercado financeiro e nas condições econômicas de uma forma geral. Isso vai permitir que essas pessoas consigam identificar as melhores oportunidades.

Habilidades analíticas – Além de experiência no mercado financeiro de uma forma geral, esses profissionais também devem ter habilidades analíticas e estratégicas, que vão ajudar justamente as pessoas que precisam entender a situação atual do mercado.

Proatividade – Um bom gestor de fundo de investimento também deve ter um comportamento proativo diante dos mais variados desafios que surgem diante do mercado, sempre buscando as melhores oportunidades para conseguir bons resultados. Além disso, esses profissionais também conseguem ficar atentos às tendências e novidades do mercado.

Capacidade de tomar decisões rápidas – Dependendo da estratégia adotada pelos gestores para lidar com o dinheiro dos investidores, em muitos casos eles terão que tomar decisões rápidas, seja para aproveitar uma melhor oportunidade para ampliar os ganhos ou para evitar perdas, no caso de movimentos inesperados.

Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.