Investimento a longo prazo: confira as melhores opções disponíveis no mercado
Saiba como guardar dinheiro com segurança focando em objetivos de prazos maiores.
Os investimentos são excelentes formas de economizar, ao mesmo tempo em que obtêm rendimentos a partir dos valores que ficam ali parados. Hoje em dia, o ato de investir o dinheiro nas mais variadas opções disponíveis no mercado está muito mais acessível, especialmente com os bancos digitais e as corretoras que atuam nesse formato.

A grande maioria das pessoas está focada em guardar uma determinada quantidade de dinheiro para que elas alcancem um objetivo. Elas não são consideradas como investidoras profissionais, mas acabam sendo apenas clientes dos bancos do dia a dia. E esses objetivos podem acabar se tornando importantes para definir e escolher o tipo de investimento que poderá ser priorizado.
Caso as pessoas queiram apenas guardar dinheiro para fazer uma viagem, ou casar daqui a alguns anos, existem opções de investimento de curto prazo que ajudam a manter os valores em segurança, ao mesmo tempo que os mesmos vão sendo corrigidos para que não percam o seu poder de compra.
Já para os objetivos que focam em um período mais distante de tempo, como uma possível aposentadoria, existem opções de investimentos que são criados justamente pensando no longo prazo, oferecendo mais vantagens à medida que as pessoas deixam os valores alocados por mais tempo.
Entenda melhor o que pode ser considerado como um investimento a longo prazo e confira algumas das melhores opções disponíveis para esse tipo de operação:
O que é um investimento de longo prazo?
Antes de mais nada, é muito importante entender o que pode ser considerado como um investimento de longo prazo. Basicamente são opções criadas para guardar dinheiro e obter rendimentos em prazos superiores a 5 anos. Essas opções de investimento acabam mantendo os valores retidos por mais tempo, mas acabam oferecendo retornos mais interessantes, à medida que os valores ficam ali por mais tempo.
Esse tipo de investimento possui algumas características, que normalmente são encontradas em todos eles. Uma das principais é a falta de liquidez. Ou seja, diferentemente de investimentos focados no curto prazo, o dinheiro que vai sendo alocado não fica disponível para resgate a qualquer momento, incluindo os seus rendimentos.
Em alguns casos, os investidores conseguem até mesmo resgatar esses valores antes do período originalmente acordado, mas isso acaba fazendo com que exista a perda de boa parte da rentabilidade que foi obtida ao longo do período. Os investidores podem também ter que pagar multas e taxas, reduzindo ainda mais os valores obtidos com essa operação.
Por que optar por investimentos a longo prazo?
Em um primeiro momento, o fato de o investidor não conseguir ter acesso aos valores quando eles precisarem pode parecer uma grande desvantagem diante de outros investimentos que podem ser encontrados no mercado financeiro como um todo. Mas os investimentos a longo prazo trazem algumas vantagens interessantes, que podem ser sinérgicas com algumas estratégias adotadas.
Uma das principais informações que devem ser levadas em consideração quando estamos falando desse tipo de investimento é a seguinte: quanto maior for o prazo do investimento, mais ele acabará se beneficiando com o poder dos juros compostos.
Os juros compostos são juros sobre juros, ou seja, à medida que o tempo vai passando, o rendimento do seu investimento aumenta. Assim, os seus rendimentos gerarão mais rendimentos ao longo do tempo.
Além disso, esse tipo de investimento a longo prazo consegue fazer com que as pessoas que alocam os seus valores sofram menos com as oscilações de mercado, que podem fazer com que os investimentos se tornem menos atrativos e, em determinados casos, até mesmo possam fazer com que exista uma perda de valores.
Melhores opções de investimento a longo prazo
Tesouro Direto
O Tesouro Direto se tornou uma das melhores opções de investimentos para quem procura por opções de médio e longo prazo. Essa é uma plataforma do governo federal, com os valores sendo emprestados para o financiamento das contas do país. Além de ser considerado muito seguro e oferecer uma rentabilidade interessante, o Tesouro Direto também pode ser utilizado para essas opções focando em um período mais distante.
Os principais que se enquadram nesse objetivo são o Tesouro IPCA+ e o Tesouro Prefixado, desde que o seu vencimento seja em um prazo maior de 5 anos. O IPCA+ é indicado para quem quer proteger o seu patrimônio e garantir uma rentabilidade maior do que a inflação, uma vez que ele sempre renderá um percentual superior ao IPCA.
Título de Renda Fixa
Os investidores focados no longo prazo também encontram algumas opções interessantes de títulos de renda fixa que oferecem bons rendimentos. Dentre eles, os que mais se destacam estão os CDBs, os LCIs ou LCAs e também as Letras de crédito. Normalmente esses títulos são encontrados em bancos e corretoras.
Fundos imobiliários
Os Fundos Imobiliários são formas de investir nesse segmento da economia, mas sem a necessidade de adquirir um imóvel completo, por exemplo. Eles podem ser encontrados em diversos formatos e podem, até mesmo, gerar uma renda passiva antes do resgate efetivo.