Investimento com mais segurança: 6 dicas básicas e fundamentais
Aprenda como aplicar o dinheiro e garantir um bom retorno, mas sempre mantendo a segurança do patrimônio.
Mesmo que o assunto investimento esteja muito mais próximo das pessoas nos dias de hoje, que conseguem alocar dinheiro nas mais variadas opções de ativos de uma forma muito simples e fácil, ainda existe um certo temor, especialmente por quem não possui conhecimento e nem interesse em assuntos econômicos mais complexos.

Ainda existe muito uma associação direta do investimento com o risco. De fato, sempre que as pessoas optam por tirar o dinheiro da sua conta pessoal e colocar em um determinado ativo, qualquer que seja, existe um risco inerente. Da mesma forma quando as pessoas decidem investir na abertura de um negócio, por exemplo.
Contudo, em muitos casos esses riscos acabam sendo amplificados na percepção de quem não conhece o tema, impedindo que essas pessoas consigam fazer escolhas que realmente sejam um pouco mais inteligentes com o seu patrimônio.
Para quem deseja começar a investir, mas ainda está muito preocupado com a segurança do seu dinheiro, confira algumas dicas para fazer essas movimentações com mais segurança.
Faça um planejamento
Antes de mais nada, os riscos de qualquer operação financeira, incluindo os investimentos, são drasticamente reduzidos a partir do momento que as pessoas dedicam tempo para fazer um planejamento. E todo bom planejamento deve ser composto por metas e objetivos, acompanhado das estratégias e dos planos de ações.
A partir do momento que os objetivos se tornam mais claros, as pessoas conseguem escolher com mais inteligência os ativos que serão escolhidos para aporte financeiro. Isso evita que as pessoas tomem decisões apenas no impulso e com base nas suas emoções ou percepções rasas.
Entenda a relação risco x retorno dos investimentos
A partir do momento que as pessoas colocam o seu dinheiro em um determinado investimento, o que elas realmente querem é obter a maior rentabilidade possível para que o seu dinheiro cresça rapidamente. Mas existe uma regra imutável no mundo dos investimentos: quanto maior a chance de rentabilidade, maior será o risco de perda.
Portanto, é muito importante que os investidores iniciantes entendam o que é a relação risco x retorno. Por isso, durante a etapa do planejamento, é fundamental definir o perfil de investidor. Pessoas com perfil conservador estão menos propensas a correr riscos, por isso buscam investimentos mais estáveis e regulares. Já as pessoas com perfil mais arrojado tendem a assumir riscos maiores, podendo também ter ganhos maiores.
Diversifique sua carteira
Com base na regra da relação risco x retorno nos investimentos, é fundamental que os investidores aprendam, logo no começo, a diversificar a sua carteira. Isso significa basicamente colocar o dinheiro em diferentes ativos. Mas essas escolhas não devem ser feitas sem critério. Elas devem levar em consideração o perfil e também garantir que o dinheiro esteja aplicado em segmentos diferentes.
Existem diferentes técnicas e estratégias de diversificação de investimentos. Em determinados casos, é possível definir percentuais para que possam ser aplicados em diferentes áreas. Também é importante levar em consideração os prazos desses investimentos.
Busque opções no exterior
Uma outra dica interessante para quem está começando é justamente já iniciar suas estratégias de investimento pensando não apenas nas opções disponíveis no mercado financeiro brasileiro, mas também nas opções de investimentos que podem ser buscadas no exterior.
Existem diversos caminhos para o investimento no mercado estrangeiro, e eles são menos complexos do que muitos pensam. Uma das formas é através dos BDRs (Brazilian Depositary Receipts) que são recibos de ações de empresas estrangeiras negociadas na B3. Ele permite basicamente que os brasileiros façam um investimento indireto nas empresas internacionais.
Invista em ações de empresas de diferentes setores
Muitas pessoas que estão começando a investir optam por iniciar na bolsa de valores, até mesmo por permitir que elas adquiram partes de empresas e negócios que, em muitos casos, fazem parte do seu dia a dia. Mas é importante, nesse caso, tentar agir mais com a razão do que com a emoção, evitando comprar apenas partes daquelas companhias que a pessoa aprecia.
Nesse caso, a mesma regra de diversificação citada anteriormente deve ser seguida. É muito importante que os investidores pensem em adquirir ações de empresas que atuem e que dependam de diferentes setores. Justamente para não correr muitos riscos caso um segmento específico da economia sofra com perdas.
Conte com a ajuda de assessorias
As pessoas não precisam dominar e entender tudo sobre economia e investimentos para se tornarem investidoras de fato. Para isso, existem as mais diversas empresas e profissionais que prestam assessorias justamente para ajudar nesse processo.
Os investidores iniciantes podem buscar corretoras ou bancos que ofereçam esse tipo de atendimento. Uma outra forma é utilizar os serviços de assessores e especialistas que já disponibilizam conteúdo online e que podem ajudar a montar estratégias individuais.



