As melhores opções de investimentos de Renda Fixa em 2024
Saiba quais são as opções mais interessantes nesta categoria para quem pretende investir ainda neste ano.
Para quem está pensando em investir seu dinheiro neste ano, conhecer as melhores rendas fixas 2024 é essencial. É sempre importante ficar atento aos movimentos do mercado financeiro de uma forma geral. Mesmo que não tenham acontecido movimentos considerados como bruscos na economia brasileira nos últimos meses, é fundamental entender o cenário e avaliar as opções mais interessantes.
Dentre todos as categorias de investimentos que estão disponíveis para as pessoas de uma forma geral, aqueles que são considerados como de Renda Fixa estão entre os mais buscados por um determinado perfil de investidor, que são aqueles que estão começando e também aqueles que procuram mais segurança nos seus investimentos.
Mesmo com as atuais decisões pelo corte da Taxa Selic, que é considerada como a taxa básica da economia e que se estabelece como uma das principais ferramentas que o governo possui para o controle da inflação, essa é uma taxa que ainda é considerada como alta no Brasil, o que faz com que os investimentos que sejam atrelados a ela também consigam ter um bom desempenho.
E os investimentos em Renda Fixa normalmente estão entre aqueles que conseguem ter um melhor desempenho em um cenário no qual a Selic ainda está mais elevada. Antes de conferir quais são as melhores opções, é interessante entender melhor como essas opções funcionam e que tipo de retorno os investidores podem esperar a partir do momento que colocam dinheiro em Renda Fixa.
Como funciona a Renda Fixa?
Esse tipo de investimento funciona a partir da emissão e da compra de títulos que são considerados como remunerados à juros que são definidos no momento desta aquisição. Basicamente funciona como um empréstimo de dinheiro, com as pessoas tirando os valores do seu bolso e enviando para uma empresa ou organização, que poderá investir em seus próprios projetos.
Em troca deste empréstimo, assim como acontece com o movimento inverso, os investidores recebem juros. Mas, diferentemente das rendas que são consideradas variáveis, neste tipo de investimento as pessoas conseguem saber, de uma forma muito mais precisa, de quanto será este retorno.
Portanto, uma das principais características deste tipo de investimento é a previsibilidade do retorno de uma forma geral. Ou seja, a partir do momento que o investidor adquire estes papeis, ele sabe exatamente quanto ele vai receber ao final do período indicado no contrato, levando em consideração as taxas bases indicadas.
É claro que ainda estamos falando de uma operação de investimento, que acaba tendo algum tipo de risco. Portanto, mesmo que as pessoas tenham acesso as informações de rentabilidade da Renda Fixa, podem ser que aconteçam movimentos considerados como inesperados do mercado, reduzindo as taxas que são utilizadas como base, por exemplo.
Mas essas opções ainda são consideradas como mais seguras.
Confira abaixo algumas das opções mais interessantes de investimentos de Renda Fixa que podem ser encontrados no mercado atualmente e que oferecem retornos muito interessantes de acordo com o quadro da economia neste ano de 2024.
Tesouro Direto
Essa é considerada atualmente como uma das melhores opções de investimentos dentro da categoria de Renda Fixa para os investidores iniciantes. E, com o atual cenário econômico, estes papéis conseguem manter ainda um excelente desempenho, especialmente para quem está interessado em um tipo de investimento no médio e no longo prazo.
Basicamente este tipo de investimento acontece com a compra de títulos públicos por parte dos investidores, na sua pessoa física. Estes títulos estão vinculados ao Governo Federal e, de acordo com a análise de especialistas e levando em consideração o histórico como um todo, oferece uma segurança em relação ao pagamento e retorno.
Esses títulos possuem a sua rentabilidade prefixada. Ou seja, a partir do momento que o investidor escolhe um determinado título, ele recebe exatamente as informações relacionadas as possibilidades de ganhos na data de vencimento em questão.
Mas o Tesouro Direto também oferece títulos que são Pós-fixados. Neste caso, a rentabilidade acaba sendo vinculada à algum índice, que pode ser a taxa de juros ou a inflação. E também existem os títulos mistos, que oferecem parte da sua rentabilidade prefixada e parte de algum índice pós-fixado.
Certificados de Depósito Bancário (CDBs)
Os chamados Certificados de Depósito Bancário (CDBs) acabaram se tornando também opções muito populares de investimento. Inclusive existe uma grande parcela dos novos investidores que acabam colocando seu dinheiro nestas opções, sem ao menos se dar conta.
Como o nome já entrega, estes títulos basicamente estão relacionados aos títulos que são emitidos pelos próprios bancos e instituições financeiras de uma forma geral. Na prática, funciona como se a pessoa física estivesse emprestando dinheiro para os bancos, ganhando juros a partir destas operações.
Os bancos digitais acabaram se tornando os grandes responsáveis por popularizar essa forma de investimento, oferecendo ele das mais variadas formas. Em alguns casos os clientes conseguem adquirir os certificados diretamente nos aplicativos do banco. Em outros casos, o dinheiro que fica parado na contra corrente ou colocado como limite do cartão de crédito são transformados em CDBs, oferecendo a rentabilidade.
Como base da rentabilidade de uma forma geral, o CDB utiliza uma taxa chamada DI, ou CDI, que normalmente acaba sendo mencionado. E essa taxa, por sua vez, está atrelada a Taxa Selic. Portanto, quanto mais elevada ela estiver, mais altos serão os juros pagos nestas operações.
Debêntures
Um tipo de investimento que pode assustar os iniciantes pelo nome mais complicado e nem sempre tão mencionado no mercado de uma forma geral, mas que acaba sendo um tipo de investimento bem simples e acessível para quem está iniciando e para quem busca maior segurança nos seus retornos. Basicamente são títulos de crédito emitidos por empresas que acabam sendo negociados no mercado de capitais.
Não devem ser confundidos com ações negociadas na bolsa de valores, apesar de serem negociados em um mercado parecido. Eles são mais próximos aos títulos públicos que são negociados através do sistema de Tesouro Direto. Mas, no caso das Debêntures, a pessoa física está emprestando dinheiro e financiando operações das empresas privadas.
Existem diferentes tipos de Debêntures. As conversíveis, por exemplo, são papeis que mesclam características de renda fixa e renda variável, podendo ser trocadas por ações da companhia emissora. Isso acaba diminuindo o risco dos investimentos de uma forma geral, mas também acaba sendo mais interessante para quem está interessado em adquirir ações.
Já as debêntures simples não são convertidas em ações da empresa. Ou seja, os investidores devem sempre ser remunerados sobre o principal, de acordo com as condições oferecidas na oferta.
Fundos de Renda Fixa
Uma outra forma de investir em Renda Fixa é não optar apenas por um tipo específico de investimento, mas sim colocar dinheiro em um fundo que coloca o seu capital em diversas opções ao mesmo tempo. Eles funcionam como os fundos de uma forma geral, mas neste caso a maioria do investimento do capital acaba tendo como destino justamente as opções de renda fixa encontradas no mercado.
LCI e LCA
As Letras de Crédito também são opções de investimento muito interessantes e que estão inseridas dentro da categoria Rendas Fixa. Tanto as Letras de Crédito Imobiliárias (LCI) quanto as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são considerados como títulos securitizados, que na prática também podem ser chamados como promessas de pagamento.
Como o próprio nome entrega, ambos os investimentos são oportunidades das pessoas físicas, e também dos Fundos, colocarem dinheiro em projetos específicos que financiam projetos, empresas e negócios dos setores indicados. Mesmo que sejam direcionados ou para o setor imobiliário ou para o setor do Agro, estes títulos acabam sendo emitidos pelos bancos e pelas instituições financeiras de uma forma geral.
Ambas as letras acabam oferecendo a previsibilidade da renda fixa no momento que o investidor adquire a Letra. Além disso, essa é uma operação que acaba tendo protegida pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Caso o emissor não consiga arcar com o pagamento ao investidor, como na quebra do banco, há o ressarcimento do prejuízo.
CRI e CRA
Outros tipos de investimentos que são muito parecidos com as Letras indicadas acima são os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e do Agronegócio (CRA). Mas, diferentemente das Letras, os Certificados acabam sendo emitidos diretamente pelas empresas que atuam no setor em questão.
Esses certificados normalmente oferecem um rendimento maior quando comparado com as Letras de Crédito, mas também acabam oferecendo um risco maior, uma vez que não contam com a proteção do FGC. Mas os CRs, assim como as LCs também são isentas do Imposto de Renda.