O que é um Agente Autônomo de Investimentos? Como trabalhar nesse ramo?

Saiba mais sobre essa importante profissão para quem gosta de investimentos e economia de uma forma geral.

Publicado em 27/06/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O mercado de investimentos, de uma forma geral, pode ser considerado em alta em países como o Brasil. Com uma economia considerada estável, mesmo ainda sendo um país em desenvolvimento que enfrenta as mais variadas dificuldades, muitos produtos e serviços surgiram nos últimos anos, visando o acesso a diferentes oportunidades de investimentos.

O que é um Agente Autônomo de Investimentos? Como trabalhar nesse ramo?
Créditos: Divulgação

Mas o que realmente acaba tornando esse mercado mais aquecido é justamente a facilidade com que as pessoas, de uma forma geral, podem investir seu dinheiro em opções mais simples até as mais complexas, como o mercado de ações. Hoje em dia, qualquer cliente de banco digital possui acesso a CDBs, fundos de investimentos, títulos públicos e até mesmo criptomoedas.

Tudo isso criou não apenas um mercado mais movimentado para quem se interessa por esse tipo de transação, mas também acabou criando novas oportunidades para quem tem o interesse de trabalhar dentro do mercado financeiro. E uma das possibilidades é que os profissionais invistam tempo e preparo para atuar como Agentes Autônomos de Investimentos (AAI).

O que é um Agente Autônomo de Investimentos (AAI)?

Esse é um profissional que atua diretamente no mercado financeiro, mais especificamente no nicho de investimentos. O papel dele é servir basicamente como um intermediador entre os investidores e os produtos financeiros que estão disponíveis no mercado.

Uma de suas funções é prospectar possíveis investidores, que vão acabar sendo seus clientes, para explicar detalhadamente como funcionam as diferentes opções de investimentos que podem ser acessadas em categorias como Renda Fixa, Variável, Fundos, derivativos, contratos futuros e outros.

Anúncios

Mas isso também pode ser feito por uma empresa, sendo um banco ou uma corretora. Contudo, o mercado também acaba tendo espaço justamente para quem deseja atuar nessas atividades de forma autônoma. Nesse caso, os serviços são prestados por uma pessoa física, ou então por uma pessoa jurídica individual ou com sociedade limitada focada nesse tipo de atividade.

Limites de atuação do AAI?

Os profissionais que pretendem atuar ou que já atuam como Agentes Autônomos de Investimentos devem entender não apenas o escopo principal de suas atividades profissionais, mas também seus limites de atuação de acordo com as regras estabelecidas pelo agente que regulamenta a profissão. Nesse caso, estamos falando da Comissão de Valores Mobiliários, ou CVM.

Dentre as atividades que não podem ser exercidas por essa categoria estão:

  • Manter contrato com mais de uma instituição.
  • Atuar em nome do cliente como administrador de carteira.
  • Dar recomendações de quais produtos específicos comprar, como fazem os Analistas.
  • Escrever relatórios indicando compra ou venda de ações, FIIs, ETFs ou qualquer outro ativo.
  • Atuar como consultor de valores mobiliários.
  • Usar senhas ou assinaturas eletrônicas de uso exclusivo dos clientes para transmitir ordens.
  • Elaborar e enviar extratos de operações realizadas ou em aberto.

Qual o perfil de um profissional que atua como AAI?

O conhecimento técnico na área de finanças e de investimentos é o critério básico para atuar nesse mercado. Normalmente, ele pode ser adquirido em cursos de nível superior como Economia e Administração. Além disso, eles também podem complementar essa formação com cursos de pós-graduação específicos.

Anúncios

Mas o mercado também exige que essas pessoas tenham uma forte base comercial, uma vez que seus resultados estão atrelados basicamente aos investimentos que as outras pessoas fazem por intermédio dele. Também são reconhecidas capacidades empreendedoras e educacionais, uma vez que a consultoria é uma das atividades rotineiras.

Pré-requisitos para trabalhar como AAI?

Apesar de a grande maioria dos profissionais que trabalham diretamente com investimentos ter formação superior em cursos como Administração, Economia e Ciências Contábeis, não existe uma exigência formal para que as pessoas tenham diploma antes de começar a atuar no mercado financeiro, bastando ter apenas ensino médio completo e não ter antecedentes criminais.

Mas algo que é necessário de acordo com as regras da CVM é uma certificação obtida através da aprovação no exame da Ancord (Associação Nacional das Corretoras de Valores).

O exame é realizado em 2h30 e composto de 80 questões de múltipla escolha (4 alternativas), em que o candidato precisa de 70% de aproveitamento nos temas:

  • A atividade do Agente Autônomo de Investimentos.
  • Lei nº 9.613/98; Circular BACEN 3.978/20; Resolução CVM 050/21 e Resolução 30/21.
  • Noções gerais de economia, Sistema Financeiro Nacional, instituições e intermediadores financeiros e administração de risco.
  • Mercado financeiro, de derivativos e de capitais: produtos, modalidades operacionais e liquidação.
  • Fundos de Investimentos, securitização de recebíveis e clubes de investimentos.
  • Matemática financeira.

Para fazer o exame, o interessado deve se inscrever diretamente no site da Ancord, pagar a taxa de inscrição e fazer o agendamento da prova, que acontece de forma presencial.

Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.