Onde investir dinheiro? Banco ou corretora? Entenda as diferenças

Ambos os tipos de empresas oferecem oportunidades interessantes para fazer o dinheiro render.

Publicado em 18/02/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Para quem opta por começar a guardar dinheiro, independentemente do objetivo, ou então para quem gostaria de começar a construir um futuro no qual não precisaria ter que trabalhar tanto para garantir o seu sustento, os investimentos acabam sendo muito importantes. Essa é uma forma de, com o tempo, fazer com que o dinheiro trabalhe para a própria pessoa.

Onde investir dinheiro? Banco ou corretora? Entenda as diferenças
Créditos: Depositphotos

Até alguns anos atrás, investir o dinheiro era uma operação considerada mais complicada e restrita. A grande maioria dos brasileiros acabou ficando restrita apenas a determinadas opções mais populares, como a caderneta de poupança, que nos dias de hoje nem pode ser considerada um investimento.

Hoje em dia, as opções de investimentos estão muito mais acessíveis para as pessoas de uma forma geral, especialmente em virtude da atuação dos bancos digitais e também das corretoras que oferecem seus serviços online. Basta ter acesso a um smartphone para que elas consigam adquirir os mais variados tipos de papéis de investimento e movimentar o seu dinheiro.

Mas, nesse cenário, uma dúvida surge, especialmente para quem pretende começar a investir o seu dinheiro de forma mais efetiva, começando agora a se preocupar com as movimentações: que tipo de empresa acaba sendo mais interessante para investir: os bancos ou as corretoras?

Antes de mais nada, é preciso que os consumidores compreendam, de forma mais clara, as diferenças entre esses dois tipos de negócios:

O que é um banco?

Anúncios

O banco é aquele tipo de instituição que, mesmo com todas as mudanças que foram feitas nos últimos anos, especialmente em virtude da digitalização dos dados e do acesso à internet, está presente na vida das pessoas há muitos anos. Na definição utilizada pelo Banco Central, um banco é:

“A financeira especializada em intermediar o dinheiro entre poupadores e aqueles que precisam de empréstimos, além de custodiar (guardar) esse dinheiro. Ele providencia serviços financeiros para os clientes (saques, empréstimos, investimentos, entre outros).”

Essas empresas têm as devidas autorizações do governo para oferecer os mais variados tipos de produtos e serviços financeiros, incluindo os investimentos.

O que é uma corretora de investimentos?

Já a corretora também é uma empresa que lida com o dinheiro dos seus clientes no dia a dia, mas o foco dos seus produtos e serviços financeiros acaba sendo justamente os investimentos. Elas funcionam como intermediadoras, fazendo com que pessoas físicas e jurídicas tenham acesso à possibilidade de compra e venda dos mais variados tipos de investimentos que existem no mercado.

Anúncios

Atualmente, existem alguns tipos de investimentos que podem ser feitos de forma autônoma pelas pessoas físicas, mas também existem aqueles tipos de investimentos que, em virtude de suas regras e características, acabam exigindo que as pessoas tenham esse intermediador para fazer as operações.

Principais diferenças entre bancos e corretoras?

Serviços – No quesito serviços oferecidos, os bancos acabam sendo mais abrangentes, permitindo que as pessoas tenham acesso a uma gama variada de operações. Mas o foco normalmente acaba sendo as contas e também as operações de crédito, como cartões, empréstimos, financiamentos, entre outros. Já as corretoras possuem um foco maior justamente nas opções de investimento.

Conveniência – Atualmente, os dois tipos de empresa oferecem, na grande maioria dos casos, a possibilidade de o cliente fazer suas movimentações e administração do dinheiro de uma forma geral através do seu próprio smartphone. Mas os bancos tradicionais ainda possuem a vantagem de ter uma maior proximidade física com os seus clientes.

Taxas – Muitos investimentos acabam sendo feitos mediante o pagamento de taxas. No caso das corretoras, cujo foco é esse, normalmente essas taxas existem como principal fonte de lucro. Por outro lado, como elas possuem estruturas menores que os bancos, em muitos casos, esses valores podem ser mais competitivos.

Atendimento – As corretoras normalmente oferecem aos seus clientes um atendimento mais personalizado para quem deseja investir. Já os bancos, como oferecem muitos serviços, nem sempre conseguem oferecer esse atendimento no formato de assessoria, que pode ser muito interessante para quem está começando a investir, mas deseja direcionar os valores de forma mais assertiva.

Variedade dos investimentos – As corretoras também apresentam, na maioria dos casos, maior variedade de possibilidades de colocar esse dinheiro nas diferentes opções que existem no mercado. E, como elas trabalham especificamente com isso, podem oferecer produtos exclusivos, como carteiras de investimento.

Qual é a melhor opção para investir?

Com todas essas diferenças, a melhor opção sempre será aquela que conseguir atender às expectativas e aos objetivos do cliente. Os bancos normalmente são indicados para os investidores que estão começando e que não querem colocar muito dinheiro ainda nessas operações.

Já as corretoras acabam sendo mais interessantes para os investidores mais avançados ou para quem está precisando de uma assessoria mais personalizada.

Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.