Position Trading: entenda o que é e como funciona
Operação é sempre focada nas ações e nos investimentos a longo prazo.
Position Trading pode ser considerado como uma estratégia de investimento baseada em um prazo operacional. Nesse tipo de movimento, os traders acabam focando suas operações na compra de um ativo no longo prazo, diante de uma expectativa de que o mesmo vá valorizar ao longo do tempo.

Portanto, o foco das pessoas que atuam dessa forma sempre é o longo prazo, com uma expectativa de valorização no futuro, mesmo com todas as flutuações de preço que aconteçam no curto prazo. Com isso, ele acaba sendo basicamente o oposto do Day Trade.
Saiba mais sobre o Position Trading e entenda como essa modalidade de investimento pode ser adotada como uma estratégia.
Position trading é investimento?
Uma das principais polêmicas sobre o assunto está relacionada a uma discussão sobre se essa estratégia pode ser considerada como uma modalidade de investimento. Existem alguns especialistas que afirmam que essas pessoas não são investidoras, uma vez que, ao comprar os papéis, não pretendem ficar com os ativos por tempo indeterminado.
Mas outros especialistas afirmam que sim, essa pode ser considerada uma estratégia de investimento, uma vez que essas pessoas acabam investindo seu dinheiro na compra de ativos, focando sempre no que pode ser considerado como o maior pico para vender.
Como funciona a modalidade de position trading?
O principal foco das operações que acontecem no position trading é o longo prazo. As escolhas devem levar em consideração sempre a capacidade que aqueles ativos terão de se valorizarem em um período maior, mesmo que, no curto e no médio prazo, os preços tenham oscilações para baixo.
Na prática, em termos técnicos, o position trading sempre deve explorar um movimento que seja ascendente de uma determinada tendência. E esse acaba sendo um dos principais riscos da operação, já que os investidores devem conseguir identificar os preços de entrada e fazer boas projeções para o futuro.
Para isso, eles devem utilizar algumas ferramentas que normalmente são empregadas pelos investidores. A principal é a Análise Técnica, que deve ser sempre combinada com a Análise Fundamentalista. Ambas as técnicas devem fornecer informações para que os investidores tomem as melhores decisões.
Quais são as vantagens de operar o Position Trade?
- Possibilidade de ganhos maiores – Normalmente, os investimentos de renda variável são aqueles que oferecem os maiores ganhos para os investidores no longo prazo. Mas o Position Trade pode oferecer a possibilidade de um ganho exponencial na estratégia que mantém o investimento por mais tempo;
- Sem monitoramento constante – Os investidores que operam na bolsa de valores e que são mais focados nas operações de curto e médio prazo precisam incorporar, no seu dia a dia, o movimento de monitoramento das ações no mercado. Já quando as pessoas escolhem o Position Trade, elas não precisam ficar preocupadas com esses dados, até mesmo para não levar em consideração essas oscilações;
- Menos riscos – Dependendo da forma como essa operação for feita, especialmente quando o investidor conseguir fazer uma boa análise, os riscos das operações acabam sendo menores, pois as pessoas que adquirem essas ações podem aguardar a confirmação de uma projeção antes de fazer o movimento de venda;
- Independência das oscilações de curto prazo – Com essa estratégia, as pessoas não precisam mais se preocupar com esses pequenos movimentos da economia, o que pode acabar tornando essa opção muito mais interessante em momentos nos quais a economia está mais instável.
Principais desvantagens do Position Trade
- Riscos das flutuações se confirmarem – Um dos principais riscos dessa forma de investir é que as pessoas deixam de analisar e levar em consideração os pequenos movimentos e as flutuações dos preços dos ativos, especialmente as para baixo. E, com o tempo, elas podem acabar se confirmando, fazendo com que esses ativos nunca cheguem ao patamar projetado;
- Necessidade de mais capital – Normalmente, essa acaba sendo uma estratégia mais direcionada às pessoas que possuem um valor maior de capital, uma vez que é necessário uma grande quantidade de dinheiro para manter essa posição por bastante tempo;
- Prejuízo mais alto – Especialistas normalmente indicam que esse tipo de movimento acaba sendo menos arriscado do que outras estratégias, como Day Trade ou Swing Trade. Mesmo assim, a chance de as pessoas perderem mais dinheiro ao longo do tempo é muito maior, uma vez que elas podem não conseguir se recuperar.
Existem ativos considerados como melhores para esses casos?
Apesar de o Position Trading ser uma estratégia que pode ser feita com os mais variados ativos, existem alguns que se tornam mais comuns. Normalmente, as movimentações acontecem com ações, ETFs e BDRs. Todas elas possuem durabilidade indeterminada e fornecem informações utilizadas nas análises feitas.
Mas também existem casos nos quais as pessoas realizam essas operações com derivativos e contratos futuros.



