Quanto rende 100% do CDI hoje? Saiba como funcionam os investimentos

Índice acabou se tornando recorrente nos mais variados tipos de rendimentos e investimentos.

Publicado em 08/01/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

“Rende 100% do CDI” acabou se tornando uma expressão bastante comum entre as pessoas que utilizam os mais variados tipos de serviços e produtos financeiros, especialmente os digitais, como as contas que podem ser abertas em bancos e carteiras. Mas, afinal de contas, o que significa isso?

Quanto rende 100% do CDI hoje? Saiba como funcionam os investimentos
Créditos: Divulgação

O termo normalmente aparece vinculado a algum tipo de produto financeiro que oferece rendimento para seus clientes. As contas com rendimento automático acabaram adotando esse índice como uma forma de regulamentar os retornos, permitindo que os clientes ganhem algum acréscimo sem precisar fazer nada, apenas deixando dinheiro parado na conta.

Essas contas tornaram-se uma das principais estratégias que essas empresas digitais passaram a utilizar para atrair e conseguir ampliar a sua base de clientes, especialmente no momento que essas pessoas precisavam criar confiança para depositar o seu dinheiro em um banco completamente digital.

Esse rendimento acaba sendo calculado a partir de um índice muito importante no cenário econômico de forma geral, que é o CDI.

O que é o CDI?

CDI é uma sigla que significa Certificado de Depósito Interbancário. Ele é basicamente um título emitido pelos bancos que possuem uma validade de curtíssimo prazo e que tem como principal objetivo permitir o empréstimo de valores entre essas instituições financeiras. E, como em qualquer operação de empréstimo, existem juros envolvidos.

Anúncios

Essas movimentações de empréstimos entre os bancos foram criados como um dos muitos mecanismos de um sistema econômico que é completamente interligado. Uma das regras do Sistema Financeiro Nacional exige que os bancos terminem todos os dias com saldo positivo no caixa.

Normalmente espera-se que as empresas que atuam no segmento financeiro consigam, de fato, encerrar o seu dia com saldo positivo, registrando mais entradas financeiras do que saídas em um período de um dia útil. Mas nem sempre isso acontece. Em determinados dias, os bancos podem sofrer mais retiradas do que entradas.

Neste momento, o banco pode emitir um CDI que será adquirido por outra instituição bancária com necessidade de caixa para fechar o balanço conforme as regras. Nos dias seguintes, ele paga esse empréstimo e fica tudo certo.

Nessas transações acabam sendo aplicadas a chamada Taxa DI para regular o mercado como um todo. Essa taxa normalmente acompanha de perto a Selic, que é considerada como a taxa básica de juros da economia brasileira. Existem diversos movimentos técnicos que são realizados nos bastidores do sistema econômico para definir essa taxa.

Anúncios

Mas uma das suas principais características acaba sendo a confiabilidade dessa taxa de juros, que faz com que ela seja utilizada como referência para esses investimentos oferecidos aos clientes.

O que significa quando uma conta renda 100% do CDI?

Quando os clientes de um determinado banco digital deixam seu dinheiro parado em uma conta que promete rendimento de 100% do CDI, por exemplo, significa basicamente que a taxa de rendimento oferecida para os clientes, aplicada nos valores que estão na conta, é a mesma taxa CDI definida naquele momento.

Ou seja, significa dizer que render 100% do CDI é alcançar a variação da taxa DI enquanto o seu dinheiro estiver investido em uma aplicação que segue a totalidade do CDI. E como essa taxa é uma referência, as empresas que oferecem a tutela dos valores, como os bancos e as carteiras digitais, podem oferecer investimentos como 102% do CDI ou outros valores.

Também existem determinados casos nos quais os investimentos podem ser menores do que a totalidade do CDI, como 80% do CDI. Tudo isso acaba sendo calculado diariamente e informado para os clientes.

Como saber o rendimento de 100% do CDI ao mês?

Uma das características dos investimentos que utilizam o CDI como taxa de referência é sua liquidez diária. Ou seja, depois de um determinado período definido pelo investimento, que pode ser já no dia seguinte do depósito do valor ou então depois de 30 dias do dinheiro depositado, os valores de rendimento já vão sendo depositados na conta, com o dinheiro ficando disponível junto com o montante depositado.

Por isso, pode ser interessante que os correntistas entendam como será calculado o CDI mensalmente. Para chegar nesse valor, antes de mais nada, é preciso ter acesso ao dado de CDI anual utilizado naquele momento. Para chegar nesse resultado final, a fórmula utilizada é a seguinte:

[(1 + taxa anual) ^(1/12) - 1] x 100.

Por exemplo, para uma taxa de CDI de 12,15% ao ano, a conta que deve ser feita é a seguinte:

[(1 + 0,1215) ^(1/12) - 1] x 100 = 0,009597%.

CDB e CDI são a mesma coisa?

Apesar dos dois termos serem muito parecidos, eles são diferentes entre si. O CDI, como vimos anteriormente, é um índice que acaba sendo utilizado para os cálculos e rendimentos dos investimentos. Já o CDB é um tipo de rendimento específico, que pode acabar utilizando o CDI como base de cálculo do seu retorno.

Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.