Tesouro Direto: entenda como funciona o rendimento e o que levar em conta antes de investir

Saiba mais sobre esses títulos considerados como excelentes opções de investimentos.

Publicado em 11/11/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Avaliar os rendimentos previstos para cada opção de investimento disponível para um determinado segmento é uma das tarefas fundamentais no momento da decisão. O Tesouro Direto acaba sendo uma opção muito interessante que atende as demandas dos mais variados tipos de públicos, tanto os mais conversadores quanto também os mais arrojados.

Tesouro Direto: entenda como funciona o rendimento e o que levar em conta antes de investir

Além disso, o tesouro direto oferece uma série de títulos disponíveis, que mudam em termos de características, mas também variam para conseguir atender os objetivos das pessoas de uma forma geral. Existem aqueles que investem pensando no longo prazo, por exemplo, mas também existem aqueles investimentos mais focados no curso prazo.

Saiba mais sobre como funciona o Tesouro Direto, especialmente sobre as regras referentes aos rendimentos que podem ser obtidos nos mais variados títulos encontrados nessa plataforma pública de investimento.

O que é o Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é uma importante plataforma de investimentos que pode ser encontrada no mercado financeiro nacional. Diferentemente daqueles que comercializam títulos e papeis privados, o Tesouro Direto é um tipo de investimento no qual as pessoas adquirem títulos públicos. Ou seja, na prática, é como se essas pessoas estivessem emprestando dinheiro para o governo.

O programa é mantido pelo governo federal, uma vez que está diretamente atrelado ao Tesouro Nacional, que representa o conjunto dos meios financeiros à disposição de um estado. Ao adquirir esses títulos, os valores enviados acabam servindo basicamente para financiar os programas do governo. Em troca, o mesmo governo paga a correção de juros, que é o rendimento da aplicação.

Principais diferenciais do Tesouro Direto

Anúncios

Uma das principais características do Tesouro Direto quando comparado com outros investimentos possíveis de serem feitos pelas pessoas de uma forma geral é o fato dele ser bastante acessível. Basicamente as pessoas conseguem começar a investir com quantias pequenas de dinheiro, inclusive com algumas opções de R$ 30 e R$ 50.

Uma outra característica desse investimento é o fato de que as pessoas conseguem acompanhar uma opção com liquidez diária. Ela basicamente garante que as pessoas recebam determinados valores de retorno sendo depositados todos os dias úteis na sua cona. Algumas opções de investimento permitem que as pessoas recebam os valores de retorno apenas depois de uma determinada data.

Além de obter os retornos dos rendimentos diariamente, os investidores podem ainda ter a chance de vender os títulos a qualquer momento, recebendo sempre o valor proporcional os dias em que o dinheiro acabou ficando investido.

Para as pessoas que possuem um perfil mais conversador de investimento, os títulos do Tesouro Direto também acabam sendo muito interessantes, pois ele apresenta um risco muito baixo, não apenas referente as possíveis perdas que os investidores podem ter, como também em relação a possibilidade dos títulos não serem devidamente pagos. Do ponto de vista financeiro dentro de um sistema econômico macro, o Governo Federal ainda é um pagador classificado como confiável.

Anúncios

Por último, o Tesouro Direto permite que as pessoas tenham acesso a uma plataforma completa, acessível através de site ou de aplicativo, que permite com que as pessoas realizem todas as operações disponíveis, incluindo a compra, venda e a administração dos títulos como um todo.

Como funcionam os rendimentos do Tesouro Direto?

Os rendimentos do Tesouro Direto variam de acordo com o título adquirido, uma vez que cada um deles conta com um conjunto de característica específico. Isso permite que as pessoas consigam ter acesso aos mais variados tipos de investimentos, incluindo características variadas, tais como liquidez, prazo de vencimento, índice e tipo de rentabilidade.

Para entender melhor, confira as explicações sobre os rendimentos dos títulos mais populares disponíveis dentro da plataforma do Tesouro Direto:

Tesouro Selic

O Tesouro Selic pode ser considerado como o título mais popular disponível dentro da plataforma do Tesouro Direto, e que pode ser utilizado em diferentes estratégias de investimentos. De uma forma geral, ele é mais recomendado para quem está procurando um investimento considerado seguro para montar uma reserva financeira.

Esse título possui liquidez de investimento diária, que permite com que as pessoas invistam dinheiro acompanhando os rendimentos, e também com a possibilidade de resgate a qualquer momento, com as pessoas tendo direito a receber os valores proporcionais.

O rendimento acaba sendo diretamente proporcional e vinculado com a taxa Selic, que acaba sendo utilizada como referência para uma série de outros tipos de investimento, incluindo o CDB, que se tornou um dos mais populares através das contas digitais.

A taxa Selic é um índice definido diretamente pelo Copom para definir um valor médio que passa a ser considerado como a taxa média de juros do sistema bancário de uma forma geral.

Tesouro Prefixado

Já esse é um tipo de título encontrado na plataforma de Tesouro Direto destinado especialmente para as pessoas que desejam investir com uma certeza em relação aos valores que serão recebidos ao longo de um determinado período. A partir do momento da compra, as pessoas conseguem saber exatamente quanto o título vai render até a data considerada do seu investimento.

Junto com o rendimento que um determinado título terá ao longo dos anos, as pessoas também adquirem os papeis com uma projeção de data. Dessa forma, ela consegue garantir que ele de fato terá um determinado retorno no momento que ele for vendido na data indicada no momento da compra.

Mas existem alguns riscos que os investidores que escolhem essas opções acabam correndo ao longo do tempo. Por exemplo, caso a taxa de juros caia ao longo do período do investimento, isso pode significar não uma perda, mas que o investidor vai deixar de ganhar um determinado valor quando comparado com alguma outra opção de título.

Tesouro IPCA+

Já essa acaba sendo apontada como uma das melhores opções de títulos de investimentos dentro da plataforma do Tesouro Direto para quem busca uma proteção contra um possível aumento na inflação prevista pelo país, o que na prática faz com que as pessoas percam o poder de compra com o seu dinheiro.

Para garantir que os investidores tenham um rendimento considerado como superior ao IPCA, o rendimento desse tipo de título acaba apresentando uma parcela prefixada e uma outra parcela que é considerada como variável.

Seguindo o mesmo formato de outros títulos que são pré-fixados, os investidores podem encontrar diferentes opções de datas para os títulos. Por exemplo, atualmente as pessoas conseguem encontrar dentro da plataforma uma opção de Tesouro IPCA+ com vencimento em 2029 que tem como rentabilidade IPCA + 6,73%. Assim, caso o IPCA seja de 5%, a rentabilidade do título será 11,73%.

Tesouro Educa+

Esse é um título que tem como principal característica atender a demandas das pessoas que estão procurando opções de longo prazo. Mesmo que ele traga as características que permitam com que os valores sejam utilizados para qualquer coisa, ele foi formatado de tal forma que ajude quem está pensando em juntar dinheiro para si ou para os filhos.

Ele permite que as pessoas guardem dinheiro ao longo de um determinado período de tempo, seja através da compra dos títulos ao longo de um determinado período de tempo, ou seja a partir de um investimento feito de uma única vez, e depois garante o pagamento de uma renda mensal pelo período de 5 anos.

O rendimento do Tesouro Direto Educa+ funciona de maneira semelhante ao IPCA+, porém com o pagamento do valor acumulado feito de maneira mensal, por 5 anos e para financiar os estudos.

Tesouro RendA+

Já esse tipo de título é recomendado para as pessoas que desejam garantir uma determinada renda, através de pagamentos mensais, depois de uma certa idade, algo muito parecido com o que acontece quando as pessoas começam um investimento na previdência privada, por exemplo. Na prática, o RendA+ também funciona de uma forma muito parecida com o EducA+, mas a diferença acaba sendo o tempo de contribuição.

A rentabilidade desse título também funciona seguindo basicamente a mesma fórmula aplicada nos títulos IPCA+. Ou seja, os investidores que escolhem esse tipo de investimento contam com uma proteção contra a inflação que vai sendo registrada ao longo de um determinado período, o que é muito importange para qualquer opção de longo prazo. Ele rende uma porcentagem pré-fixada acima da inflação do período.

Como calcular os valores de rendimento do Tesouro Direto

Para que os investidores consigam chegar no cálculo final referente aos rendimentos que podem ser obtidos no Tesouro Direto, é preciso entender as taxas e também os impostos que incidem sobre essa operação, pois isso faz com que esses valores sejam descontados do rendimento esperado.

Uma das taxas que incidem sobre essa operação é chamada taxa de custódia, que é cobrada semestralmente para garantir que as informações dos investidores sejam guardadas de maneira segura e sigilosa. Essa taxa é de 0,25% ao ano.

Além disso, existe ainda um outro imposto que acaba sendo cobrado sobre essa operação, que é IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Ele incide somente se o investidor resgatar o investimento que for feito dentro de um período menor de 30 dias. A porcentagem do IOF será aquela do dia do resgate.

Existe ainda o Imposto de Renda que também deve ser considerado nessa operação. Ele incide de maneira regressiva. Ou seja, quanto mais tempo a aplicação do investidor durar, menor será a alíquota do Imposto de Renda que recairá sobre o investimento. A tabela atual do Imposto de Renda para esse tipo de investimento funciona da seguinte maneira:

  • Até 180 dias - 22,5%
  • De 181 até 360 dias - 20%
  • De 361 até 720 dias - 17,5%
  • Acima de 720 dias - 15%
Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.