Volatilidade do mercado: entenda mais sobre este fenômeno que impacta nos investimentos
Termo deve ser compreendido por qualquer pessoa que invista o seu dinheiro.
Os investimentos acabam fazendo parte dentro deste mundo da economia, que possui os seus próprios termos e suas particularidades. Apesar da economia atingir a todos e impactar a vida das pessoas de uma forma geral, nem todo mundo acaba se interessando pelos detalhes de como essas coisas funcionam. Mas para quem deseja atuar de uma forma mais efetiva neste mercado e com investimentos de uma forma geral, muitos destes termos são considerados fundamentais.
Volatilidade é um termo que acabou se tornando muito comum no mercado financeiro. Mesmo que seja uma palavra que costuma ser aplicada em outras áreas do conhecimento, ela possui algumas características específicas quando aplicadas no mundo das finanças, especialmente no mercado de ações.
Portanto, para as pessoas que estão interessadas em começar a aplicar o seu dinheiro em investimentos de uma forma geral, especialmente no mercado e no segmento de ações, a volatilidade deve ser compreendida e analisada como um dos fatores que levam a tomada de decisão.
O que é a volatilidade?
Antes de mais nada, é importante entender o conceito e sua definição dentro do segmento financeiro. Basicamente é um termo utilizado para definir uma forma de medir a variação de um ativo. Portanto, quanto maior for a variação de preço de um determinado ativo, maior acaba sendo a volatilidade, que indica basicamente que o investidor acaba tendo mais chances de ganhar ou de perder dinheiro nas transações.
Mesmo que esse seja um termo que possa ser aplicada nos mais variados ativos, acaba sendo mais comum quando estamos falando do mercado de ações. Ou seja, a volatilidade acaba levando em consideração as mudanças nos preços de uma determinada ação.
Volatilidade está relacionada ao risco de uma determinada operação?
Todo o investimento, na sua essência, acaba tendo um determinado risco. Algumas das operações acabam se tornando reconhecidas como sendo mais arriscadas do que outras E isso faz também com que este investimento apresente mais ou menos chances de ganhos e de perdas financeiras.
Portanto, a volatilidade acaba estando diretamente relacionada com o risco de uma determinada compra, quando estamos falando de uma ação, por exemplo. Quanto maior o índice de volatilidade, maior é a variabilidade de valores de uma determinada ação, e isso vai fazer com que as pessoas corram mais riscos com esse tipo de operação.
Em ferramentas de análises, a volatilidade é um dos elementos levados em consideração nos cálculos e nas análises de riscos de um determinado investimento, ou ainda de uma determinada operação de trading. Através de uma leitura do histórico de movimentação de um ativo e de outras informações ligadas a ele, os investidores podem acabar tendo uma estimativa dos riscos envolvidos.
O que pode ser considerado como um ativo volátil?
Quando estamos falando de um artigo volátil, ou um artigo com uma alta volatilidade, estamos falando basicamente sobre um instrumento financeiro cujo preço ou valor flutua significativamente em um curto período. Pelas definições utilizadas pelo mercado de uma forma geral, a volatilidade acaba sendo uma medida de instabilidade ou de incerteza.
Como obter as informações sobre volatilidade de um ativo?
Estes são dados que acabam sendo obtidos a partir da análise técnica feita dos mesmos. Dentro destas análises, existe um termo que deve acabar chamando mais a atenção dentro desta demanda, que é o índice VIX. Este basicamente é conhecido no mercado como um índice de volatilidade, que também pode ser chamado de “índice do medo”.
Este é um indicador que acaba sendo utilizado basicamente para mensurar a expectativa de volatilidade do mercado financeiro dos EUA. Ele é calculado com base nas opções de compra e venda do índice S&P 500. Basicamente, quando maior for o valor do índice VIX, maior a expectativa de volatilidade e as incertezas do mercado em relação a este ativo de uma forma geral.
A volatilidade pode ser favorável?
Mas, no mercado financeiro, basicamente qualquer situação pode acabar gerando vantagens para determinados tipos de investimentos e investidores. No caso da volatilidade, ela também pode acabar sendo convertida para vantagens em determinadas estratégias.
De acordo com os especialistas, um ambiente ou uma ação volátil pode acabar se tornando interessante para fazer operações que sejam consideradas como de curto prazo, como o Day Trade. Os dados de volatilidade podem acabar sendo interessantes justamente pra indicar os melhores momentos e as melhores janelas para fazer determinadas operações.