5 dicas para encontrar o melhor plano de saúde

Saiba como contratar o serviço que atenda todas as suas necessidades.

Publicado em 06/07/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A decisão pela contratação de um plano de saúde sempre é muito importante. Afinal de contas, esse acaba sendo o serviço que as pessoas acabam utilizando nos momentos mais frágeis das suas vidas, quando de fato elas dependem dos serviços prestados por médicos, enfermeiros, clínicas, hospitais e outros.

5 dicas para encontrar o melhor plano de saúde

Em determinados casos os clientes acabam não tendo muitas possibilidades de escolha da empresa que vai fornecer o plano de saúde. No caso das contratações que são feitas nos planos coletivos, a partir das empresas, quem decide o fornecedor é a própria companhia que contrata os funcionários e que pode acabar oferecendo o plano de saúde como um benefício.

Mas existem também as contratações que são feitas de forma individual. Neste caso os clientes acabam tendo mais algumas alternativas para definir aquela empresa mais interessante, de acordo com as necessidades individuais. São diversos os fornecedores que trabalham com os planos de saúde diretamente para os clientes finais.

Confira algumas dicas para conseguir encontrar os melhores planos de saúde:

Encontre um corretor especializado

Antes de mais nada, pode ser interessante encontrar um corretor especializado. Mesmo que muitas pessoas prefiram escolher os fornecedores a partir de uma pesquisa e um contato direto, o mercado de planos e seguros ainda acabam dependendo bastante do trabalho de um corretor.

Estes profissionais devem ser vistos de uma forma mais ampla do que apenas vendedores. Eles devem entender as necessidades individuais de cada cliente e, posteriormente, encaminhar as propostas mais interessantes e adequadas. Além disso, eles devem também ser vistos como certificadores da confiança que um determinado plano possui no mercado, servindo como ponto de contato para a resolução dos mais variados tipos de problemas.

Lembrando que estes profissionais devem ser devidamente registrados para atuar como corretores.

Faça uma análise da rede credenciada

É importante que, durante a pesquisa, o cliente consiga deixar de ser direcionado apenas para as informações mais genéricas e se atente aos detalhes que realmente acabam fazendo toda a diferença em um plano de saúde. A rede credenciada, por exemplo, acaba sendo fundamental para que as pessoas consigam, de fato, ter acesso aos serviços de médicos e afins.

Não basta somente verificar se um determinado plano oferece atendimento em determinada região, é importante verificar o tamanho e também a variedade da rede credenciada disponível no local.

Informe-se sobre prazos e carências

No momento da contratação, as carências acabam sendo importantes também para os clientes, especialmente se a contratação está sendo feita já de olho no atendimento de determinada necessidade que poderá surgir em breve. Os exames, consultas e procedimentos mais simples costumam ter poucas carências, mais cirurgias e outros procedimentos mais complexos exigem um determinado tempo de contrato.

Um bom exemplo é o atendimento direcionado as gestantes. Caso as estejam contratando um plano de saúde já pensando em utilizar os serviços destinados a gravidez, será preciso confirmar o período de carência para que elas não corram o risco de não serem atendidas.

Pesquise diferenças financeiras

Mesmo que muitos planos em determinadas regões acabem tendo preços de mensalidades muito próximos, podem haver diferenças significativas. Portanto, é importante também pesquisar a partir dos valores definidos dentro de um orçamento, para que as pessoas não corram o risco de ficarem sem plano de saúde em pouco tempo.

Neste caso, também é sempre importante lembrar de dois fatores de reajuste dos preços: o anual, que no Brasil é definido pela ANS em relação ao teto, e também os aumentos dos preços causados pelo avançar da idade. Essa última informação deve estar disponível para o cliente no momento em que ele assina o contrato.

Busque por possíveis reclamações

Verificar qual é a percepção que os clientes acabam tendo sobre aquela empresa, bem como as opiniões gerais de quem realmente precisa e utiliza os serviços, também é importante antes da contratação. Somente desta forma será possível fazer uma previsão de como será o relacionamento com o já segurado.

Hoje em dia a internet está cheia de serviços e sites que reúnem estas informações referentes as reclamações. Pesquisar também de uma forma mais tradicional, conversando com clientes próximos, também ajuda a ter uma ideia de como será o atendimento de um ponto de vista local.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.