9 dicas essenciais para escolher o melhor plano de saúde
Saiba o que deve ser levado em consideração no momento da contratação.
A grande maioria dos brasileiros que possuem, atualmente, acesso ao serviço de plano de saúde acabam tendo um poder de escolha bastante restrita. Como grande parte das pessoas acabam aderindo aos planos de saúde coletivos, que são definidos pelas empresas que oferecem o plano como parte do seu conjunto de benefícios. Por isso, as pessoas acabam apenas contratando o plano que a empresa decidiu oferecer para os seus colaboradores.
Mas existem aqueles que conseguem ter o poder de escolha para definir o plano de saúde que será contratado e que vai se tornar a principal prestadora de serviços nestes momentos nos quais as pessoas estão mas fragilizadas. São diversas as operadoras que prestam este serviço no Brasil, portanto uma pesquisa é importante.
Confira 9 dicas consideradas essenciais para guiar as pessoas que estão procurando por um plano de saúde para contratar neste ano de 2024:
1 - Procure pelos planos com contratação individual
Antes de mais nada, a partir do momento que as pessoas estão interessadas em contratar um plano de saúde sem ter que aderir a qualquer tipo de contrato coletivo e sem ter que se preocupar com as contratações que estão sendo feitas por outras pessoas, a contratação do plano deve ser do tipo individual.
Nem todas as operadoras de planos de saúde oferecem essa modalidade de contratação, já que grande parte delas preferem os contratos coletivos. Por isso que as empresas precisam procurar pelas operadoras que oferecem justamente esse tipo de contrato.
Os planos individuais costumam ser mais caros e podem ser liberados para mais de uma pessoa, dentro de um determinado grupo familiar. As condições destes planos também costumam ser diferentes, justamente por não estar associado com outras pessoas utilizando o mesmo serviço.
2 – Pesquise sobre a rede credenciada e médicos que atendem por este convênio
Para quem tem a oportunidade de escolher a operadora do plano de saúde que será contratada, uma das informações mais importantes é os médicos que estão inseridos dentro da rede credenciada de atendimento. É fundamental que as pessoas busquem especialmente pelos médicos que são mais demandados pelas pessoas que fazem parte do seu grupo familiar.
Além disso, existem também os médicos que atendem fora da rede credenciada mas que podem ser consultados mediante reembolso dos pagamentos das consultas. Nestes casos, as pessoas também devem fazer uma busca sobre essa possibilidade.
3 – Entenda a cobertura territorial de abrangência do plano
Uma outra informação importante que deve ser levada em consideração no momento da contratação do plano de saúde é sua abrangência de atendimento. Basicamente os tipos mais comuns são os planos que oferecem essas coberturas em um âmbito estadual e aquelas que oferecem uma cobertura mais ampla, nacional. Além disso, existem também algumas opções mais restritas, como a possibilidade de ter um plano de saúde com abrangência municipal.
Em todos os casos, a cobertura acaba interferindo diretamente nos preços que são cobrados na mensalidade. Portanto, é uma avaliação que as pessoas precisam fazer em relação as suas necessidades. Caso elas viagem muito pouco para fora do estado onde elas residem, pode ser mais interessante contratar um plano que ofereça apenas uma cobertura mais centralizada na região.
Agora, caso as pessoas se desloquem com uma certa frequência, pode ser mais interessante investir em um plano que ofereça uma cobertura nacional.
4 – Entenda o que significa cada uma das coberturas
Também é muito importante, especialmente para as pessoas que não possuem muitas experiências anteriores com planos de saúde, entender os termos utilizados dentro do conjunto de coberturas. Por exemplo, os planos de saúde que oferecem cobertura ambulatorial não permitem que as pessoas utilizem os serviços de internação dos hospitais, das clinicas, etc. Neste caso, as pessoas acabam utilizando apenas consultas, exames e também acesso a consultas de terapia.
Já as coberturas hospitalares acabam sendo aquelas mais amplas e que de fato permitem que as pessoas não apenas internem nos centros de atendimento que realizem procedimentos que são considerados como mais complexos, como cirurgias e afins. Mas mesmo estes acabam tendo algumas divisões, como a queles que contam com cobertura obstetrícia.
Atualmente a cobertura que é considerada mais completa dentro dos planos de saúde é chamada de referência. Neste caso, além de cobrir consultas, exames, terapias, internações e parto, pode incluir cobertura para outros serviços não obrigatórios, como terapia ocupacional, fisioterapia e psicologia.
5 – Avalie a coparticipação
Uma possibilidade que pode ser avaliada pelos clientes de planos de saúde é a coparticipação, especialmente para aquelas pessoas que desejam economizar um pouco de dinheiro nos pagamentos feitos mensalmente. Basicamente este tipo de plano cobre determinados valores a partir de cada um dos procedimentos oferecidos dentro da cobertura.
Neste caso, temos uma mensalidade que acaba sendo mais barata. Mas as pessoas que utilizam muitos serviços, como os exames e também as consultas, podem acabar tendo que pagar um valor acima do que ela pagaria se estivesse aderido a uma mensalidade com tudo incluso.
Para ter uma noção, o que as pessoas realmente precisam fazer é tentar fazer uma projeção das necessidades e conferir os preços de tabela para cada procedimento. Normalmente os planos de saúde que são feitos para as pessoas mais jovens podem ser mais interessantes com a coparticipação, já que a tendência é utilizar mesmo. Já para os mais idosos, pode ser interessante investir em uma mensalidade com tudo incluso.
6 – Prepare-se para utilizar as acomodações
Outra informação muito importante que deve ser observada em relação ao plano de saúde que está sendo contratado é a acomodação que estará sendo contemplada dentro das coberturas. Basicamente existem duas categorias que podem ser encontradas dentro das apólices: enfermaria e apartamento.
No caso dos planos que oferecem apenas acomodação nas chamadas enfermarias temos as internações coletivas, nas quais os pacientes normalmente acabam dividindo o espaço com outros pacientes. A quantidade vai variar de acordo com o plano e também com o hospital ou com a clínica que vai oferecer o atendimento.
Já os apartamentos normalmente são os planos que permitem a acomodação sendo feita em quartos privados. Neste caso, normalmente os pacientes acabam tendo ainda ter direito a acompanhante, além daqueles que já possuem este direito garantido por lei.
7 – Informe-se sobre os períodos de carência
Algo que acaba sendo bastante comum nos planos de saúde de uma forma geral, bem como nos planos de seguro, são os períodos que estão previstos em contrato que acabam tendo que ser aguardados pelos novos clientes para que eles possam ter acesso a determinados tipos de serviços. São as chamadas carências, que variam de acordo com o plano mas também de acordo com os diferentes tipos de coberturas que podem ser encontrados no mesmo contrato.
A carência acaba tendo seus períodos máximos definidos pelos órgãos que regulamentam e fiscalizam a atividade no setor de planos de saúde. Mas as empresas podem acabar oferecendo carências menores do que as previstas como um diferencial competitivo.
Uma outra forma de reduzir este período de carência para aproveitar determinados tipos de atendimentos ou de serviços é aproveitar a carência que foi obtida e já foi finalizada em outros planos.
8 – Avalie os benefícios da portabilidade
Falando em aproveitar os períodos de carência de outros planos, pode ser interessante para quem já é cliente de um determinado plano avaliar a portabilidade, que é basicamente o movimento que as pessoas podem fazer em procurar uma outra empresa no segmento.
Basicamente as pessoas podem acabar utilizando as carências do plano anterior, bem como os períodos de cobertura parcial temporária para aquelas doenças e lesões que são apontadas como preexistentes, que são aquelas que são declaradas ou que são descobertas em um período anterior a assinatura do contrato.
Hoje em dia existem diversas regras que beneficiam os clientes neste aspecto, fazendo com que aconteça um aumento da concorrência neste mercado. Mas é preciso avaliar a proposta de ambos os planos envolvidos para saber se realmente a oferta vale a pena.
9 – Cuidado com a taxa de adesão
Um dos pagamentos que pode ser cobrado no momento em que as pessoas contratam um plano de seguro é chamado de taxa de adesão. Mas os clientes devem ter atenção: essa taxa é proibida de ser cobrada pelas empresas que prestam este serviço. Podem apenas ser cobradas pelos profissionais que realizam o serviço de intermediação entre os clientes que vão assinar o contrato e a portadora.