7 ideias de negócios em casa para garantir uma renda extra
Confira algumas ideias para garantir um orçamento um pouco maior.
A grande maioria das pessoas acabam garantindo o seu sustento a partir de uma renda principal, que normalmente é conquistada a partir de um emprego formal. Nessa atividade, normalmente os trabalhadores precisam dedicar uma boa parte das suas horas do dia, em troca de uma remuneração fixa ou variável, de acordo com a profissão.
Mas nem sempre estes rendimentos acabam sendo suficientes para que as pessoas consigam pagar todas as suas conquistas ou adquirir os bens e serviços que elas possuem vontade ou necessidade. Conseguir dois empregos formais, nos dias de hoje, acaba sendo bastante raro, em virtude da falta de oportunidades e da quantidade de horas dedicadas apenas a um serviço.
Diante deste quadro, as pessoas acabam buscando alternativas para conseguir ganhar um dinheiro a mais, o que pode ser considerado como uma renda extra. Normalmente é um tipo de atividade na qual não existe um compromisso formal e específico com a quantidade de horas, mas cujo ganhos acabam dependendo basicamente dos resultados.
Em muitos casos, as pessoas conseguem transformar a sua renda extra em uma renda principal. Em outros casos, essas atividades podem evoluir ainda mais, dando origem a um negócio completo, que poderá até mesmo gerar vagas de empregos para outras pessoas.
Para conseguir aproveitar melhor o tempo e otimizar os resultados, boa parte das pessoas acabam buscando alternativas para ganhar renda extra com atividades que possam ser desempenhadas na sua própria casa, evitando, desta forma, a perda do tempo de deslocamento de um ponto para o outro.
Confira algumas ideias interessantes de renda extra que pode ser feitas a partir de casa mesmo.
Comece vendendo coisas pela internet
Um dos caminhos mais fáceis de serem trilhados atualmente para quem busca uma renda extra que possa ser conquistada a partir de casa é a venda de itens pela internet. Existem diversas possibilidades que podem ser levadas em consideração, mas acaba sendo possível tanto vender itens físicos quanto aqueles que são de caráter digitais, comercializados realmente online.
O começo pode ser vendendo as próprias coisas que a pessoa possui em casa e que já não estão mais sendo utilizadas. Existem diversos sites e serviços especializados especificamente na venda de roupas usadas, ou ainda de artigos eletrônicos que estão sendo deixados de lado.
Já para quem deseja investir em um negócio que seja mais específico e focado, existem caminhos como o Dropshipping, que permite com que as pessoas vendam produtos, na maioria dos casos importados, sem que eles de fato tenham sido adquiridos ainda, servindo apenas de intermediário. Os vendedores podem ainda contar com as mais variadas marketplaces para vender os seus itens.
Se torne um artesão
Essa acaba sendo a forma preferida de ganho de renda extra pelas pessoas que possuem habilidades manuais, ao mesmo tempo que conseguem ter uma visão um pouco mais artística para a produção de determinados elementos. O artesanato está entre as atividades produtivas e comerciais mais longevas da história da humanidade, e segue ainda sendo bastante procurada pelos consumidores.
Diante de um sistema de produção que faz com que todo mundo tenha exatamente as mesmas coisas, o artesanato se torna uma forma de se diferenciar e demonstrar algum tipo de personalidade. Afinal de contas, o artesão lida basicamente com a produção de peças únicas, mesmo que possam ter determinados elementos replicados.
Existem diferentes formas de artesanato que podem ser produzidas. Não apenas os itens que normalmente são feitos de materiais mais resistentes, como também as costuras, tais como o crochê, o tricô e os bordados. E a internet também pode acabar se tornando uma forma de impulsionar este negócio.
Atue como afiliado
Um afiliado é basicamente alguém que atua como a frente comercial para a venda de determinados itens que foram produzidos ou que estão de posse de outra pessoa. Existem afiliados em diversos segmentos da venda de itens e produtos, mas na internet, nos dias de hoje, a segmento de afiliados para a venda de infoprodutos está em alta.
Uma das grandes vantagens de atuar como afiliado é o fato que das pessoas não terem que se preocupar com os itens que devem ser adquiridos de forma prévia. Com isso, as pessoas que querem obter uma renda extra como afiliada se preocupa apenas com a venda dos itens, não tendo que investir dinheiro de forma antecipada.
Existem diversas plataformas que podem ser utilizadas para trabalhar como afiliado de infoprodutos, incluindo Hotmart, Eduzz e Monetizze. Mas diversas outras empresas oferecem comissões interessantes para a revenda dos seus produtos, o que pode acabar dando origem a um sistema de afiliados.
Criação de conteúdo para redes sociais
As redes sociais acabaram se tornando fundamentais para qualquer pessoa ou empresa que tenha vontade de vender produtos e serviços. Mas nem sempre elas acabam tendo tempo ou vontade de atuar neste meio digital, já que é uma linguagem que nem sempre é dominada pelos empresários. E muitos que estão começando acabam tendo uma verba bastante limitada para este tipo de investimento.
Conseguir uma renda extra criando conteúdos para redes sociais de outras empresas pode ser um caminho muito interessante, especialmente para as pessoas que possuem algum tipo de formação na área de comunicação ou design, ou simplesmente para quem consegue utilizar essas plataformas com mais facilidade.
É possível buscar micro e pequenas empresas da sua região e oferecer o serviço de produção de conteúdo para as suas redes sociais. E mesmo para quem não domina determinadas ferramentas, é possível aprender rapidamente com uma série de cursos disponíveis na internet.
Cozinhar para fora
Já para quem gosta de cozinhar ou para quem possui o talento para preparar determinados tipos de alimentos, trabalhar com comida pode acabar se tornando uma excelente forma de garantir uma renda extra. E, nos dias de hoje, este é um mercado que está bastante aquecido, uma vez que nunca se pediu tanta comida por delivery na história da humanidade.
Mas as pessoas não precisam ir especificamente para o lado da venda de comidas e lanches para entrega utilizando plataformas de entregas. Existem também outros caminhos que podem ser explorados. Por exemplo, fornecer alimentos para pequenas empresas pode ser uma alternativa muito interessante para determinadas regiões.
Além disso, as pessoas também podem se dedicar a produzir refeições e opções de alimentos mais completos e saudáveis congelados. Essa acaba sendo uma opção interessante justamente para quem quer a praticidade de obter uma refeição apenas com alguns minutos no micro-ondas, mas sem ter que depender somente dos congelados industriais.
Ensinar coisas de forma particular
Existe uma sede de conhecimento das pessoas, que acaba sendo ainda mais atiçada a partir das redes sociais e da internet de uma forma geral. Caso a pessoa seja especialista em alguma área, elas podem investir em uma carreira como professor, ensinando de forma particular.
Existe o caminho tradicional que é a oferta de aulas presenciais para determinados tipos de alunos. E para alguns assuntos este caminho realmente pode acabar se tornando o mais interessante, como o ensino de música de uma forma geral. Mas também existem diversos tipos de aulas que podem ser dadas pela internet, o que acaba sendo muito mais prático tanto para o professor quanto para o aluno.
Existem diferentes plataformas que podem ser utilizadas para permitir a aula ead de uma forma mais efetiva, incluindo WhatsApp, Zoom ou Google Meet. Além disso, existem ainda plataformas específicas que conectam aqueles que possuem interesse em dar aulas aos possíveis estudantes.
Revenda produtos clássicos
Já para as pessoas que não estão interessadas em explorar novidades e novos segmentos comerciais, existem diversas formas de garantir uma renda extra em casa que acabaram se tornando clássicas. A revenda de determinados tipos de produtos, por exemplo, acaba se tornando uma forma de conseguir um dinheirinho sem se preocupar com os investimentos que precisam ser feitos para adquirir um estoque.
Natura e Avon costumam ser as empresas mais lembradas pelas pessoas que buscam a revenda de itens como uma forma de obter dinheiro a mais no final do mês. E, mesmo diante de todas as mudanças na forma como os consumidores adquirem estes produtos nos últimos anos, as duas empresas seguem com o seu modelo de negócios bastante forte e consolidado.
Existem ainda outras empresas interessantes que seguem um modelo parecido, tais como Boticário, Racco, MaryKay e Tupperware. Todas elas trabalham com um sistema de catálogo, no qual o revendedor se torne apenas um facilitador e também alguém que pode fazer com que os consumidores e aproximem mais dos itens que serão adquiridos.