9 dicas para quem quer vender mais pelo WhatsApp
Confira como utilizar melhor o mensageiro como apoio comercial.
O WhatsApp se tornou muito mais do que apenas um aplicativo que as pessoas utilizam no dia a dia para acabar se transformando em uma das principais formas de comunicação dos brasileiros. Pesquisas recentes indicam, inclusive, que uma grande parcela da população usuária de smartphones simplesmente não utilizam mais os recursos do telefone celular de fato para concentrar texto, áudio e vídeo através do “zap”.
Com isso, esse mensageiro acabou se tornando um recurso de comunicação poderoso para as empresas. Muitos empreendedores passaram a concentrar todas suas formas de comunicação, incluindo os atendimentos e as vendas, pelo WhatsApp, pois sua manutenção é mais barata e as respostas podem ser dadas de uma forma muito mais rápida.
O próprio serviço também conta com uma série de recursos que foram criados especialmente para as empresas, o que permite inclusive separar as contas pessoais e profissionais de quem é responsável pelos atendimentos nesta plataforma.
Para quem está começando um novo negócio ou para quem já está atuando há mais tempo como empreendedor mas ainda não utiliza todo o poder de uma ferramenta como WhatsApp, confira algumas dicas interessantes que poderão acabar melhorando até mesmo os resultados comerciais do negócio:
Migre para o WhatsApp Business
O primeiro passo é realmente aderir a modalidade do serviço criada pelo mensageiro que tem como principal objetivo atender as demandas das empresas. O chamado WhatsApp Business conta com diferentes serviços e perfis que podem ser adaptados tanto para pequenas quanto para as grandes empresas.
A partir do momento que a pessoa adere ao WhatsApp Business elas conseguem encontrar uma série de recursos que nem sempre estão disponíveis na conta pessoal, como a possibilidade de gerenciar as mensagens de uma forma mais efetiva, configurar ações automáticas para cada situação, criar respostas automáticas, etc.
Além disso, o WhatsApp Business conta com diversos recursos de quantificação de dados, permitindo que os empreendedores consigam obter números dos seus negócios de uma forma muito mais fácil, facilitando até mesmo a tomada de decisão e possíveis mudanças nas estratégias.
Dentre as informações que podem ser consultadas estão quantidade de mensagem que foram enviadas pela sua equipe, quais mensagens foram entregues aos clientes e quais foram as mensagens lidas pelo usuário.
Explore o catálogo do WhatsApp
Uma função bastante interessante para as contas comerciais dentro do WhatsApp é o catálogo, que funciona basicamente como uma vitrine virtual, para que as empresas divulguem detalhes e mais informações sobre diferentes produtos e serviços que estão disponíveis para os clientes.
Os empreendedores conseguem cadastrar fotos de cada um dos produtos ou serviços, junto com uma descrição e também os preços. Os clientes que acessam o catálogo podem ainda enviar uma mensagem direta informando o interesse sobre aquele item apenas clicando em um botão, o que torna o processo de venda muito mais ágil e libera os atendentes apenas para que eles forneçam informações complementares.
Tenha pessoas para responder as mensagens
De nada adianta a empresa conseguir configurar um perfil completo dentro do WhatsApp, com todas as informações e dados dos produtos e serviços, se o cliente não obter qualquer tipo de resposta a partir do momento que ele manda uma mensagem. Mesmo que o WhatsApp consiga automatizar muitos passos nesta negociação, especialmente quando as empresas contratam serviços de outras empresas que exploram ainda mais essa forma de comunicação, o atendimento humano ainda é considerado fundamental.
Por isso, é muito importante que a empresa em questão tenha pessoas preparadas para responder as dúvidas e os contatos dos clientes o mais rápido possível, pois essa pode acabar sendo a grande diferença entre a perda ou o fechamento de uma venda. Além disso, é importante também que essas pessoas tenham um bom treinamento para conseguir responder da melhor forma possível os clientes.
Identifique possibilidades de automatização
A automatização de diversos processos está disponível quando estamos falando o WhatsApp Business e devem ser exploradas pelos empreendedores para que ele conga ter uma maior agilidade nas respostas e nos contatos, ao mesmo tempo que permite ainda uma maior padronização nestas respostas.
A linha de transmissão, por exemplo, é um recurso muito interessante que pode ser explorado pelas empresas. Ela permite que uma mesma mensagem seja enviada para diversas pessoas ao mesmo tempo de uma forma muito simples, apenas adicionando os números dos seus clientes, sem a necessidade de criar um grupo para isso. E todo mundo recebe as mensagens como se fosse individual.
Mas é sempre importante lembrar que este recurso deve ser utilizado com sabedoria e sempre a partir de uma prévia autorização dos clientes, já que o envio de Spam pode ter consequências dentro da plataforma. Além disso, os próprios clientes podem acabar se sentindo incomodados ao receberem mensagens indesejadas.
Utilize a técnica do Funil de Vendas
Quando utilizado como uma ferramenta de comunicação focada nas vendas, os empreendedores conseguem adaptar o WhatsApp para que ele seja utilizado a partir das mais variadas estratégias e metodologias que estão previstas dentro das teorias de marketing de uma forma geral. E uma das mais interessantes, do ponto de vista comercial, é o funil de vendas.
Basicamente ele consegue identificar diferentes etapas dentro de um processo de vendas, desde o momento da captação de um possível cliente até o fechamento das mesmas, e coloca cada uma dessas pessoas nestas etapas. Sendo assim, as empresas conseguem direcionar melhor as comunicações e as ações de marketing baseadas no momento que o cliente está em relação ao comercial.
Divulgue bastante o seu contato
Também é importante que os clientes saibam que aquela empresa está devidamente preparada para conseguir atender as suas demandas através do WhatsApp. Por conta disso, é fundamental que o negócio também invista na divulgação do contato. Isso deve ser feito sempre a partir dos materiais promocionais criados para divulgação do negócio de uma forma geral, tanto no ambiente digital quanto no físico também.
Outra etapa fundamental no trabalho de divulgação de contato e do atendimento via WhatsApp é conseguir os contatos dos clientes. Para isso, é muito importante que todas as empresas, especialmente as que vendem em pontos físicos, desenvolvam o hábito de solicitar os dados das pessoas em cadastros, o que vai permitir que a empresa envie mensagens, desde que previamente autorizadas.
Mas esse processo de captação de informações e dados, bem como os cadastros, devem ser feitos sempre de acordo com a Lei do Consumidor e a Lei Geral de Proteção aos Dados. Caso o empreendedor não tenha nenhuma noção do que se trata estes dois conjuntos em lei, pode ser interessante investir em um cursinho sobre o tema.
Mantenha sempre a objetividade
O WhatsApp começou sua trajetória como aplicativo oferecendo para as pessoas uma forma simples de se comunicar com os seus contatos, sempre com uma pegada mais informal. Mas, a partir do momento que essa ferramenta passa a ser utilizada por uma empresa como parte dos seus negócios, é importante fazer essa distinção.
A comunicação entre empresa e cliente via WhatsApp, por mais que possa ser menos rígida do que outros meios de comunicação, sempre deve ser objetiva, direta e respeitosa. Também é importante ter em mente que essa é uma forma de comunicação que, em determinados casos, pode ser invasiva, já que as pessoas costumam receber mensagens no seu Whats quando elas estão fazendo outras coisas.
É fundamental ser direto em relação ao objetivo da comunicação. Além disso, também é muito importante que as pessoas mantenham uma certa cordialidade e respeito. E isso deve ser feito especialmente nos envios de áudios, um recurso que é dos mais utilizados no Brasil.
Utilize os status para promoções e urgências
O WhatsApp também conta com um recurso de stories, que neste caso é chamado de status. Mesmo que ele não tenha todo o alcance dos stories do Instagram, no qual ele foi baseado, a ferramenta pode acabar sendo muito interessante para as empresas, que podem explorar das mais variadas formas.
A primeira é que esse sistema permite que ela seja lembrada, mesmo por aqueles clientes ou contatos que não estão diretamente em atendimento. Além disso, como suas publicações duram apenas 24 horas, elas podem ser utilizadas para divulgar uma determinada promoção ou ainda para comunicados e informações que tenham uma certa urgência.
É importante apenas tomar cuidado para não utilizar o status de uma forma que vai prejudicar o negócio. Publicar uma enorme quantidade de itens e fotos todos os dias pode fazer com que essa comunicação simplesmente não se torne efetiva, já que a tendencia dos clientes é apenas pular.
Escute o cliente
O WhatsApp é uma excelente forma de comunicação, e qualquer comunicação sempre possui dois lados. Portanto, mais do que simplesmente escutar e aguardar os contatos dos clientes, é muito importante que as empresas também aprendam a escutar a opinião e o feedback que os clientes podem dar utilizando as mensagens.
É preciso aprender a filtrar a trabalhar com essas informações. O WhatsApp permite, em muitos casos, que os clientes falem coisas importantes para o negócio que nem sempre eles se dariam o trabalho de falar pessoalmente. Mas eles também podem acabar utilizando essa ferramenta apenas para falar coisas “do momento”, especialmente quando são coisas negativas.
Mas é muito importante que todos estes dados sejam recolhidos e, em um momento oportuno, analisados com calma para que as empresas consigam tirar algum proveito. É muito importante também que estas opiniões e as informações sejam respondidas para os clientes, especialmente as negativas. A final de contas, as pessoas estão sempre querendo ser ouvidas, ainda mais em uma ferramenta como o WhatsApp. E deixar clientes sem resposta pode acabar s