Black Friday: tudo para vender mais e melhor

Confira dicas para aproveitar a data e garantir uma renda extra.

Publicado em 03/10/2024 por Rodrigo Duarte.

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A Black Friday pode ser considerada, atualmente, como uma das principais datas comerciais para empreendedores de todos os tipos e tamanhos. O que na sua origem era uma data utilizada especificamente pelas grandes varejistas visando trocar o estoque e preparar as vendas do período natalino acabou se tornando uma data comercial por si só.

Black Friday: tudo para vender mais e melhor

Este momento também acabou se tornando um exemplo de ideia importada que acabou fazendo muito mais sucesso no Brasil do que no seu país de origem. A ideia de fazer uma grande promoção no final do mês de novembro surgiu nos Estados Unidos, tendo como referência um dos principais feriados do país, o Dia de Ação de Graças.

Quando a ideia foi importada para o mercado brasileiro rapidamente caiu nas graças dos consumidores, e consequentemente ganhou muita força entre as pessoas que comercializam os mais variados tipos de produtos. Até mesmo pequenos empreendedores e empresas prestadoras de serviço passaram a aderir a essas promoções.

O período pode ser até mesmo uma oportunidade para quem ainda não empreende e está interessado em começar um novo negócio, seja com o foco de transformar a ideia em uma fonte de renda principal ou em uma fonte de renda extra, justamente aproveitando toda a motivação que os consumidores acabam tendo na última semana de novembro para gastar.

Confira algumas dicas e estratégias interessantes para quem está interessado em começar a ganhar dinheiro na Black Friday.

O que é a Black Friday?

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Antes de mais nada, para quem vai começar a atuar como vendedor na Black Friday, pode ser interessante ter um pouco de contexto sobre essa importante data comercial. O termo foi criado pela polícia da Filadélfia para definir o tumulto e a grande quantidade de pessoas que saíam às compras logo após o Dia de Ação de Graças na década de 1960.

Ao longo dos anos muitos comerciantes começaram a concentrar promoções justamente neste período, consolidando o momento como um dos principais do calendário varejista. A ação ganhou ainda mais relevância a partir do momento que as empresas começaram a vender pela internet.

Quando será a Black Friday em 2024?

Como essa é uma data que está diretamente relacionada a um feriado norte-americano, muitos brasileiros acabam não tendo essa referência do momento da Black Friday. Mas a data sempre será na última sexta-feira do mês de novembro, que neste ano de 2024 vai cair no dia 29.

Lembrando que boa parte das ações comerciais que são feitas em relação a Black Friday nos dias de hoje não se concentra apenas no dia em questão. As empresas podem aproveitar para começar a fazer promoções ou para preparar as campanhas nos dias ou nas semanas que antecedem o dia 29 de novembro.

Boas práticas para vender mais durante a Black Friday

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Explore a comunicação visual - Para aqueles empreendedores que vendem sem seus pontos físicos, é muito importante apostar na comunicação visual. Estes elementos fazem parte das estratégias mais tradicionais e clássicas do marketing e da propaganda, e ainda funcionam de uma forma muito efetiva. Mas lembre-se que é importante também manter o espaço sempre muito bem organizado e criar uma comunicação alinhada com a identidade visual da empresa;

Amplie as ações de marketing online – Caso o empreendedor já atue no segmento online, ou ainda não esteja explorando essas oportunidades, os momentos que antecedem a Black Friday podem acabar se tornando os mais interessantes. O consumidor acaba sendo incentivado, de uma forma natural, a comprar coisas neste período. Mas é importante explorar adequadamente os modelos de venda digitais que podem ser encontrados, incluindo as parcerias com marketplace.

Mantenha sempre a transparência – Estes momentos também costumam ser muito importantes justamente para que o consumidor consiga entender e saber mais sobre o comportamento daquele empreendedor. O fato da Black Friday ser uma grande briga comercial, com as empresas disputando os clientes, é muito importante manter a transparência sobre o que está sendo prometido, especialmente se estivermos falando de empreendedores pequenos. Além disso, nada de adotar práticas que, nos primeiros anos de BF, eram muito comuns, como subir o preço dos produtos semanas antes e retornar ao valor original na data.

Tenha um plano B – Algo que também pode acabar acontecendo e prejudicando os empreendedores é uma grande demanda de vendas ou de pedidos que podem acabar afetando todos os consumidores. Esse é um grande risco que precisa ser reduzido com um bom planejamento. Afinal de contas, caso essa seja a primeira compra do cliente e ele já acabar tendo problemas com atrasos na entrega, ele dificilmente vai voltar a fazer negócios com essa empresa, sem contar que ainda pode se tornar uma influencia negativa para outros clientes.

Avalie as tendências de mercado – As tendências de mercado nada mais são do que movimentos de consumo que acabam durando um determinado período e que podem acabar trazendo um resultado muito interessante, caso seja bem explorado.

Principais erros que devem ser evitados na Black Friday

Não ter um bom planejamento antecipado

Um dos grandes problemas enfrentados pelos empreendedores que desejam aproveitar a BF para ampliar suas vendas é a falta de um planejamento antecipado E ele deve ser feito tanto prevendo o pior dos cenários, que é quando não acontece o resultado esperado em termos de aumento de vendas, como também para o melhor dos cenários, que também traz riscos, como uma grande quantidade de vendas que vai causar problemas na entrega dos pedidos, por exemplo.

Por isso, é muito importante evitar tomar qualquer atitude que possa ser considerada como precipitada, e investir um tempo para planejar de fato tudo o que vai ser feito e pensar nas soluções para os possíveis problemas que podem surgir.

Oferecer descontos que vão deixar a empresa no prejuízo

Os descontos são os grandes atrativos da data e o que realmente os clientes que deixam para gastar no final do mês de novembro estão procurando. Mas isso não significa que os empreendedores devam sair no prejuízo a partir dos descontos que serão oferecidos nesta ação. Por isso, acima de tudo, é fundamental fazer as contas.

Os descontos que serão aplicados durante a promoção nunca devem superar a capacidade que o negócio possui de absorver os custos. E isso nem sempre envolve apenas o gasto que a empresa teve para comprar o item no atacado ou ainda os custos diretos na execução de um determinado serviço. Também está relacionado aos custos totais da operação da empresa.

Atender o cliente de forma insatisfatória

Este momento de grandes ações promocionais pode acabar se tornando bastante confusos, especialmente para aqueles empreendedores que não possuem muita experiencia com isso. E, em muitos casos, o que deveria ser um grande momento de promoção benéfico para a empresa acaba se convertendo em uma experiencia negativa para o consumidor.

Por isso, é muito importante colocar a qualidade no atendimento como algo mais importante do que a ação promocional de uma forma geral. Ela deve ser uma diretriz que deve ser perseguida acima de tudo, para que o empreendedor não correr o risco de acabar tendo um resultado completamente diferente do que é esperado.

Falta de transparência com o cliente

Nestes momentos, nos quais as empresas estão iniciando uma campanha que vai acabar dando mais visibilidade para o negócio como um todo e também que pode gerar uma demanda maior de pedidos, o negócio também tende a ficar mais exposto. Por isso, é muito importante que o empreendedor tenha transparência em tudo o que ele pretende fazer para essa promoção.

Passar uma falsa sensação de desconto nos preços, subindo eles antecipadamente e depois retornando ao preço original, é uma prática que, nos das de hoje, é facilmente identificada não apenas pelos consumidores como também pelos órgãos de proteção, como o Procon.

Também é muito importante ser completamente transparente em relação as condições das promoções, sem pegadinhas, para que o cliente de fato sinta que está obtendo vantagens e que pode continuar fazendo negócios com aquele empreendedor no resto do ano.

Restringir os meios de pagamento

Convencer os clientes para fazer uma venda já pode ser considerado como uma tarefa complicada. Por isso, os empreendedores nunca podem se dar ao luxo de perder uma venda simplesmente por não conseguir oferecer o meio de pagamento que aquele cliente está procurando. Por isso, é fundamental se certificar de que todos os métodos disponíveis vão estar acessíveis.

Hoje em dia os empreendedores não podem acabar se vendo presos a opções que tornem os pagamentos mais restritos. Por isso, a dica é sempre apostar naqueles sistemas que ofereçam diversas opções de pagamentos concentradas na mesma máquina ou na mesma solução de tecnologia, pelo menos.

Também é importante ficar atento nas opções de pagamento que permitem que os clientes façam o acerto de contas a distância. Mesmo para os negócios que vendam em pontos físicos, esses pagamentos podem ser úteis especialmente em alguma compra feita pelas redes sociais.

Descuidar da segurança

Da mesma forma que os consumidores precisam tomar alguns cuidados para evitar cair em golpes promovidos por empresas ou mesmo por pessoas que estão focadas apenas em conseguir vantagens, os empreendedores também podem acabar se tornando mais expostos para essas situações.

Portanto, é fundamental não descuidar de todos os elementos de segurança que devem ser observados para garantir que o negócio não sofra. Por exemplo, para quem vai receber pagamentos via Pix, é muito importante conferir na hora se o dinheiro caiu na conta, caso o empreendedor não tenha um sistema específico. Mas as empresas maiores também devem tomar cuidados pra problemas maiores, como possíveis tentativas de invasão em servidores.

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ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
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