Como ganhar dinheiro na praia? Confira formas de fazer uma renda extra
Aprenda como conseguir aproveitar o verão no litoral para aumentar a receita.
O verão é o momento no qual uma grande quantidade de pessoas se dirige para as cidades litorâneas. Mesmo que o Brasil seja um país tropical, no qual, em grande parte, faz altas temperaturas boa parte do ano, é durante a estação mais quente que as pessoas, de fato, se organizam para passar um tempo próximo ao mar.

Com isso, os movimentos nas cidades litorâneas aumentam consideravelmente, ampliando também as oportunidades de negócios, tanto para quem já mora no local como também aquelas pessoas que vão justamente para conseguir ganhar algum tipo de renda extra.
Confira algumas dicas de negócios interessantes para quem pretende ganhar dinheiro na praia durante o período de veraneio.
Sorvetes e derivados
Começando pela escolha mais óbvia de negócio que as pessoas podem fazer a partir do momento que elas decidem ganhar dinheiro extra durante o verão na praia. Sorvetes, picolés e geladinhos acabam fazendo muito sucesso durante o verão, permitindo que as pessoas se refresquem.
Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para começar a vender esse tipo de produto. Para se tornar um vendedor ambulante na beira da praia, por exemplo, é preciso verificar quais são as condições estabelecidas pela cidade, pois normalmente essas atividades exigem algum tipo de licença.
Também é importante decidir o tipo do produto que será vendido. Existem aquelas marcas famosas, mas também existe a possibilidade da pessoa apostar na venda de produtos artesanais e caseiros, que também estão fazendo muito sucesso.
Lanches naturais
As pessoas possuem um certo comportamento quando estão na beira da praia. Muitas delas gostam de aproveitar o máximo que o dia oferece, e isso permite exige que elas se alimentem. Por isso, pode ser interessante optar pela venda de lanches naturais, que acabam passando uma imagem de um pouco mais de cuidado em relação a saúde.
Mas as vender esse tipo de alimento exige cuidados e muita responsabilidade. Uma das principais características dos lanches naturais é justamente o fato dele não passar por processos de fritura e outros que aumentam sua durabilidade. Por isso, eles sempre devem ser feitos no mesmo dia. Também devem sempre ser mantidos em uma temperatura considerada adequada para o tipo de alimento oferecido.
Bebidas
A venda de bebidas na praia é uma excelente alternativa para quem tem disposição para as vendas, mas, ao mesmo tempo, não tem o menor interesse em investir na venda de alimentos. As bebidas possuem uma grande demanda de saída, tanto na beira da praia quanto em outros estabelecimentos.
Para conseguir se diferenciar, como estamos falando de itens prontos, pode ser interessante investir na quantidade de e na variedade das bebidas que serão oferecidas para o grande público. O preço também pode ser considerado um fator decisivo. Para conseguir vender bebidas mais baratas, será importante buscar fornecedores que ofereçam um excelente acordo.
Petiscos
Já para quem está interessado na venda de alimentos um pouco mais elaborados, os petiscos também possem uma grande demanda pelas pessoas que ficam na beira da praia ao longo de muitas horas. Nesse caso, será importante pensar na forma de preparo desses alimentos. Caso exista uma estrutura que possa ser utilizada no local, o preparo pode ser feito na hora. Mas também existem alguns petiscos que podem ser preparados com antecedência.
Apesar de dar um pouco mais de trabalho, os petiscos oferecem algumas vantagens interessantes para os vendedores. Uma delas é a possibilidade de agregar valor, vendendo por um valor mais caro, com uma boa margem e lucro.
Roupas de praia e acessórios
Um outro tipo de negócio que pode ser explorado na praia é a venda de roupas e acessórios para os turistas. No Brasil acabou se criando uma cultura justamente da venda dos mais variados itens na beira da praia, com as pessoas, de fato, comprando de tudo. E peças de roupas podem encontrar um bom público.
Esse é um segmento que, normalmente, tem como principal público-alvo as mulheres. Mas isso não significa que os homens também não compram roupas e acessórios. A venda também pode ser feita em outros locais da praia, como calçadão ou outros pontos comerciais da cidade.
Aluguel de cadeiras e guarda-sol
Nem todos os turistas que passam o dia todo na beira da praia conseguem levar as suas próprias cadeiras e o seu próprio guarda-sol. Afinal de contas, esses são itens maiores que normalmente conseguem ser carregados apenas pelas pessoas que estão ficando perto da praia ou aquelas que chegam de carro.
Existe um grande número de pessoas que precisam desses serviços. O investimento pode ir sendo feito ao longo do ano, chegando no período do veraneio com as peças prontas e preparadas para o aluguel. É preciso, apenas, criar um sistema de organização para não perder os objetos.