Como ganhar renda extra como cuidador de pets? Confira dicas
Saiba como ter uma atividade financeira complementar cuidando de cães e gatos.
O mercado pet é considerado como um dos que mais cresce no Brasil há alguns anos e segue mantendo um ritmo acelerado. A quantidade estimada de pets no Brasil, animais de estimação nas famílias, supera os 160 milhões. Cães e gatos ainda são a grande maioria, e os donos desses pets estão cada vez mais interessados em gastar com eles.

Essa pode acabar sendo uma oportunidade muito interessante para as pessoas que querem ganhar algum dinheiro oferecendo produtos e serviços que atendem às demandas justamente dessas pessoas que adotam animais de estimação e que acabam tratando-os como membros humanos da família.
Uma necessidade cada vez mais evidente diante do crescimento da quantidade de pets no Brasil de uma forma geral e também devido a determinadas mudanças sociais que foram se consolidando nas últimas décadas, incluindo as mudanças nas configurações das famílias, que estão cada vez menores, é a de cuidadores de pets.
Saiba mais sobre essa atividade e confira algumas dicas para quem deseja ganhar uma renda extra cuidando de pets de outras pessoas:
O que é um cuidador de pets?
A figura do cuidador de pets basicamente é aquela que dedica parte do seu tempo para garantir os cuidados e também o bem-estar dos pets na ausência dos seus donos. A partir dessa ideia de cuidar e conseguir fazer com que os animais de estimação tenham uma boa qualidade de vida, existem diversas atividades que acabam sendo englobadas.
Os profissionais que oferecem os serviços de cuidadores de pets podem ter que fazer uma série de coisas, incluindo passear com cães, alimentar gatos, administrar medicação ou simplesmente oferecer companhia para evitar que os pets fiquem sozinhos por longos períodos.
Existem diferentes formas de oferta desse tipo de serviço para os clientes. Em determinados casos, pode ser que as pessoas necessitem que esses cuidados sejam feitos nas suas próprias casas, mantendo os pets em um ambiente considerado como controlado. Mas existem também os cuidadores que recebem os pets nos seus próprios locais.
Por que investir no trabalho como cuidador de pets?
Para quem gosta de animais e está buscando uma atividade que permita a obtenção de uma renda extra, ser um cuidador de pets pode acabar se tornando realmente uma alternativa muito interessante. Antes de mais nada, temos uma alta demanda por esse tipo de serviço, especialmente nas grandes cidades.
Existem diversos casos nos quais pessoas mais velhas acabam adotando um pet para fazer companhia, mas como elas vivem sozinhas, nem sempre conseguem atender a todas as demandas de um cachorro ou de um gato. Pessoas solteiras e até mesmo casais que trabalham fora o dia todo também podem necessitar desse tipo de serviço.
Além disso, existem também os casos nos quais as pessoas precisam viajar e acabam não tendo alguém próximo para cuidar do seu pet ao longo de um determinado período.
Do ponto de vista do negócio em si, é considerado de baixa necessidade de investimento, sem que as pessoas tenham que desembolsar muito dinheiro para iniciar a atividade. Além disso, ele não exige que as pessoas tenham uma determinada formação.
O que as pessoas precisam ter para ser um cuidador de pets?
Como mencionado anteriormente, não existe a necessidade de ter uma formação específica para se tornar cuidador de animais. Mas as pessoas precisam ter atenção a alguns aspectos.
Caso elas não tenham uma formação específica em relação aos cuidados com animais, como uma formação veterinária, elas não poderão prestar qualquer tipo de cuidado médico. Nesse caso, é muito importante que os cuidadores tenham profissionais com esse tipo de conhecimento, caso seja necessário.
Além disso, é muito importante que as pessoas realmente tenham amor e carinho pelos animais de uma forma geral. Esse acaba sendo outro ponto que merece atenção, pois gostar muito dos seus animais de estimação, como o seu cachorro e o seu gato, não significa necessariamente gostar de animais como um todo.
Além de amor e cuidado, é muito importante ter um real entendimento da natureza animal dos pets. Isso significa que eles não vão seguir os comportamentos humanos, e está tudo bem em relação a isso. Os cuidadores devem zelar, acima de tudo, pela saúde dos pets.
Dicas para começar a trabalhar como cuidador de pets
- Comece pela vizinhança – Antes de mais nada, é muito importante começar o marketing pela vizinhança, buscando justamente oportunidades de clientes nas proximidades.
- Defina um formato de atendimento – Os cuidados dos pets serão na casa dos tutores ou em um local próprio? Isso ajuda a definir o público-alvo e formas de explorar algumas oportunidades.
- Utilize as redes sociais – Crie um perfil profissional para oferecer seus serviços e ser encontrado pelos clientes.
- Busque plataformas específicas – Sites como DogHero, por exemplo, funcionam como um intermediador entre os cuidadores e os clientes, o que pode ser uma boa forma de iniciar as prospecções.