Como ganhar renda extra trabalhando como designer gráfico?

Confira algumas formas interessantes de garantir uma renda com estes trabalhos.

Publicado em 21/05/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A internet oferece uma série de recursos e possibilidades para ganhar dinheiro. Seja aqueles que desejam apenas garantir uma renda complementar e extra quanto para quem deseja transformar a web como a sua principal ocupação. Mas começar trabalhando e garantindo uma renda extra pode ser um caminho bem interessante em determinadas áreas.

Como ganhar renda extra trabalhando como designer gráfico?

Existem diferentes caminhos que podem ser tomados de acordo com a área de atuação e a especialização que o profissional acabou construindo ao longo da sua carreira. Quem trabalha como designer, por exemplo, já começa com a vantagem de dominar uma série de ferramentas que acabam se tornando a base da comunicação digital.

Além disso, os próprios serviços de quem atua como designer estão cada vez mais importantes nos dias de hoje. Como as empresas, pessoas e projetos de uma forma geral precisam manter uma presença digital importante, a criação de design focado nessas ferramentas de comunicação acaba sendo fundamental.

E muitas empresas e negócios que estão começando optam por contratar profissionais que ofereçam os seus serviços na área como freelancer, até mesmo para que elas não tenham que se comprometer, neste primeiro momento, com os altos custos de manter um funcionário com sua carteira assinada.

Já para os profissionais, existem algumas vantagens. Apesar do trabalho formal ter uma série benefícios e seguranças para funcionário, a modalidade freelancer permite uma maior liberdade para que, inclusive, as pessoas comecem a trabalhar desta forma mantando um outro emprego, por exemplo.

Para quem deseja começar a explorar os caminhos e ganhar uma renda extra trabalhando como designer, confira algumas das possibilidades:

Ofereça os seus serviços de criação online

O primeiro e mais óbvio caminho para quem deseja trabalhar como designer e manter uma renda extra é oferecer os seus serviços através dos mais variados canais online. O freelancer pode anunciar em sites específicos, ou ainda criar uma página nas suas redes sociais que sejam específicas para a oferta dos trabalhos. Além disso, também é possível ter um site e utilizar ferramentas como o Google Ads para conseguir ganhar projeção e ser encontrado justamente pelos clientes que estão procurando por este tipo de serviço.

Crie e vendas templates

Hoje em dia muitas pessoas acabam tendo conhecimentos mínimos que permitam com que elas mesmo criem determinados conteúdos para postar nas redes sociais dos seus negócios. Mas essas pessoas, na grande maioria dos casos, acabam tendo uma série de outras tarefas, e ainda nem sempre dominam as ferramentas a ponto de criar um design do zero. Neste caso, elas buscam modelos prontos que possam ser editados de uma forma mais simples.

E os profissionais que dominam essas ferramentas acabam justamente tendo a possibilidade de criar estes templates e vender, seja para as plataformas que compram e que revendem ou diretamente para os interessados.

Utilize plataforma de impressão sob demanda

Existem ainda diversas ferramentas que permitem com que os profissionais do segmento de designer consigam encontrar trabalho de uma forma indireta. Serviços como Redbubble ou o Society6 acabam sendo interessantes para quem busca uma forma de vender artes em plataformas. Elas cuidam do processo de produção e também do envio dos clientes, para quem deseja vender impressões.

Trabalhe com serviços de branding

Além da criação propriamente dita, os profissionais que trabalham com designer também acabam adquirindo conhecimentos que permitam com que eles trabalhem entregando outros tipos de projetos, como os de branding, que acabam sendo importantes para empresas que desejam criar toda uma identidade visual para uma determinada empresa ou projeto.

Crie e venda recursos gráficos

Um outro nicho de trabalho muito interessante para os profissionais que desejam ganhar uma renda extra como designer é a oferta de recursos gráficos. Essas podem ser consideradas como parte de um projeto de design e de criação maior, mas que costumam ser bem importantes inclusive para outros profissionais da mesma área, como texturas, padrões ou vetores. É possível tanto criar pacotes e vender diretamente para os clientes como também vender utilizando estas plataformas de intermediação.

Edite fotos

Um tipo de conteúdo muito importante em tempos de redes sociais com foco nas imagens, como o Instagram, é a edição de fotos. Tanto pessoas físicas como empresas frequentemente contratam profissionais justamente para conseguir melhorar as fotos que foram tiradas por amadores.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.