Como montar um negócio de embalagem descartável: confira dicas e estratégias
A ideia é uma excelente opção para quem deseja trabalhar com um negócio sustentável.
Na hora que os empreendedores estão pensando em montar um tipo de negócio, muitos deles pensam no produto final que será vendido, ou então nos serviços que serão entregues. Mas também existem outros elementos que fazem parte da rotina das pessoas e que devem ser produzidos e vendidos, incluindo as embalagens.

Apesar das embalagens, na maioria dos casos, serem descartáveis e esquecíveis, são poucos os produtos que podem ser vendidos sem elas. E até mesmo pequenos empreendedores acabam necessitando muito desses materiais que protegem e preparam para a entrega determinados produtos. Por exemplo, quem abre uma pequena lancheria ou um delivery, por exemplo, realmente precisa de embalagens para que a comida seja vendida.
Inclusive esse nicho acabou se tornando muito interessante para quem quer aproveitar o mercado de embalagens como um todo, já que o crescimento do mercado de delivery exige uma série de embalagens específicas para a venda dos mais variados tipos de itens alimentares entregues.
Mas, assim como outros nichos e segmentos da economia, o mercado de embalagens conta com diversas vertentes e nichos. As pessoas podem trabalhar com grande indústria de produção de embalagens, mas também podem focar na produção de embalagens artesanais, destinadas a presentes e itens específicos.
Confira algumas dicas e ideias para quem deseja começar a vender e trabalhar com embalagens descartáveis:
Comece por uma pesquisa de mercado
Antes de mais nada, é muito importante começar a empreender a partir de um bom plano de negócios. E isso depende muito de uma boa pesquisa de mercado. Ela vai ajudar a entender melhor não apenas a viabilidade do negócio, mas também vai permitir identificar algumas oportunidades que podem surgir e que realmente podem passar batido para os empreendedores que não focam nessa etapa.
Além de entender as necessidades, em termos de embalagens, de uma região na qual o empreendedor tenha interesse em participar, uma pesquisa de mercado também pode ser interessante para entender o comportamento dos concorrentes, o que também pode dar origem a diversas oportunidades que podem ser exploradas.
Defina os tipos de embalagens que serão comercializadas
Seja se a ideia for a revenda de determinados produtos ou seja para aqueles empreendedores que possuem um pouco mais de dinheiro disponível para investimento e que gostariam de focar em uma indústria, por exemplo, será importante definir o tipo de embalagem que a empresa vai vender.
Esse é um nicho que oferece uma grande variedade de produtos que podem ser produzidos e vendidos, incluindo sacos de plástico, sacolas, embalagens de papel, embalagens para supermercados, sacos de lixo, embalagens para presentes, produtos descartáveis, embalagens para doces, potes de plástico, papel alumínio, caixas de papel, dentre outros.
Busque fornecedores confiáveis
Para garantir um bom fluxo de fornecimento de produtos e também para focar na qualidade dos mesmos, é muito importante ter atenção nos fornecedores. Uma das principais tarefas do empreendedor será justamente conseguir identificar e buscar aqueles fornecedores considerados como confiáveis.
Além de buscar pelas empresas que tenham produtos ou matéria-prima de qualidade, também é muito importante trabalhar com aqueles parceiros que vão garantir um fluxo de entregas constante, mantendo a disponibilidade e não perdendo nenhuma venda.
Invista em um ponto físico
Mesmo que as pessoas estejam cada vez acostumadas em comprar os mais variados itens pela internet, existem determinados produtos que acabam sendo mais interessantes vender em pontos físicos. É o caso do segmento de embalagens. Além da necessidade de conferir de perto os itens, em muitos casos os clientes podem necessitar de uma determinada quantidade de produtos na mesma hora, não conseguindo esperar a entrega.
Por isso, os pontos físicos são importantes para a venda de embalagens, independentemente do tipo. É importante também que o local seja escolhido de forma estratégica, o mais próximo possível dos locais onde estão concentrados os clientes.
Divulgue o negócio de forma inteligente
A estratégia de divulgação também deve ser montada com inteligência, de olho especialmente nas características desse negócio. Na grande maioria dos casos, os principais clientes de uma empresa que vende ou produz embalagens serão outros empresários. Esse é um modelo de negócio que, tecnicamente, é chamado de B2B, que basicamente é quando uma empresa vende para outras empresas.
Portanto, a estratégia de divulgação do negócio deve ser focada nesse tipo de cliente, seguindo basicamente o que se espera do segmento como um todo. É muito comum, por exemplo, que esse segmento tenha uma prospecção mais tradicional, visitando possíveis clientes e mostrando produtos e diferenciais.
Também pode ser possível aproveitar as oportunidades que o mundo digital oferece, criando perfis em redes sociais e campanhas segmentadas dentro de uma estratégia de marketing digital. Mas é muito importante direcionar essas propagandas para quem realmente pode comprar o produto.