Precificação: Entenda o que é e como fazer corretamente
Aprenda sobre diferentes estratégias para conseguir definir corretamente o preço cobrado na venda de produtos e serviços.
Um dos principais desafios enfrentados pelos empreendedores é conseguir definir um preço adequado para a venda dos seus produtos e serviços. Afinal de contas, os ganhos estão diretamente atrelados aos preços que os clientes pagam ao fazer negócio com a empresa. E um erro na precificação pode acabar se tornando uma das explicações para possíveis dificuldades de vendas.

Quando as empresas definem um valor muito caro para os seus produtos e serviços, elas correm o risco de perder clientes para os seus concorrentes ou simplesmente inviabilizar a vida dos consumidores. Mas, ao definir um preço muito baixo, mesmo com um possível aumento nas vendas o empreendedor corre o risco de inviabilizar completamente o negócio.
Saiba mais sobre precificação e conheça algumas estratégias que podem ser utilizadas para definir os preços dos produtos e serviços.
Como funciona a precificação nas empresas?
Precificação é um termo que acaba sendo utilizado dentro do mundo dos negócios e que basicamente está ligado ao processo de definir os preços que serão cobrados por uma determinada empresa para vender produtos e serviços, levando sempre em consideração o valor cobrado do consumidor final.
A definição do preço deve levar em consideração uma série de fatores, incluindo os custos de produção ou de aquisição, bem como as despesas operacionais. Além disso, também deve levar em consideração uma série de fatores externos, incluindo o comportamento do consumidor, os preços praticados pela concorrência, a percepção de valor e a demanda do mercado.
Mas a precificação não interfere apenas nas vendas e na quantidade de dinheiro que acaba entrando no caixa. A definição dos preços que são cobrados também acaba se tornando fator para posicionar a marca dentro do mercado.
Quais fatores devem influenciar a precificação?
Existem diversos fatores que acabam influenciando diretamente a formação do preço de um determinado produto ou serviço, ou pelo menos deveriam influenciar dentro de uma estratégia correta. Mas todos esses fatores podem ser divididos em dois grandes grupos: internos e externos.
Os fatores internos estão diretamente relacionados com aqueles que levam em consideração a própria empresa. Ou seja, são critérios que podem ser adotados pela companhia de acordo com a sua estratégia e também com fatores que elas podem controlar de uma forma mais efetiva. Dentre eles estão custos operacionais (como tributos, salários e aluguel) e a margem de lucro desejada, entre outros.
Já os fatores externos estão relacionados ao mercado de uma forma geral, e nem sempre podem ser controlados de uma forma tão efetiva pelas empresas. Por exemplo, os preços praticados pela concorrência acabam influenciando diretamente a definição de um preço que possa ser considerado como competitivo. Além disso, a dinâmica de oferta e demanda, os impostos cobrados e as condições econômicas acabam sendo outros fatores externos que mais afetam a formação de preço de uma forma geral.
Principais estratégias de precificação
Baseada em valor
O foco do processo de decisão de preço foca o consumidor como elemento central. Ou seja, o valor vai ser definido com base no que o cliente realmente valoriza e quanto ele está disposto a pagar. Nesse caso, o empreendedor terá que definir o mesmo parâmetro para controlar os custos da empresa, partindo justamente do preço cobrado em cada venda.
Precificação competitiva
Nessa estratégia, a empresa vai definir os preços com base nos valores que a concorrência cobra, sempre encontrando formas de oferecer um preço que possa ser ainda mais competitivo. Esse tipo de estratégia acaba sendo muito comum em mercados que sejam considerados como de alta concorrência e produtos similares.
Precificação freemium
Esse modelo combina duas estratégias que acabaram se tornando muito populares nos últimos anos: oferecer acesso gratuito ao produto com recursos limitados e disponibilizar uma versão paga com funcionalidades mais avançadas. Nesse caso, a empresa terá que calcular seus custos levando em consideração que terão que oferecer um serviço sem retorno financeiro imediato.
Precificação skimming
Já essa estratégia mira um preço mais caro na venda dos produtos e serviços, focando em um público que tenha condições de pagar. Nesse caso, a marca terá como principal desafio provar para os consumidores que possui algum diferencial que possa justificar o preço mais elevado.
Precificação de penetração
Nesse caso, a estratégia acaba sendo a oposta da anterior, que é justamente focar o lançamento de produtos e serviços com um preço mais baixo do que aqueles praticados pelo mercado como um todo. A ideia é justamente conseguir penetrar entre os consumidores e criar uma demanda.
Precificação psicológica
A ideia dessa estratégia é se basear em gatilhos mentais e no comportamento do consumidor para conseguir definir os preços que serão cobrados. A ideia sempre é incentivar o gasto, mas passando uma ideia de que o consumidor está levando vantagens adicionais (por exemplo, preços terminados em 9,99).



