Quer uma renda extra como afiliado digital? Confira essas dicas.

Atividade pode se tornar interessante para quem quer começar a ganhar dinheiro rapidamente com baixo investimento.

Publicado em 08/05/2024 por Rodrigo Duarte.

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A atividade de afiliado digital é uma boa oportunidade para as pessoas que buscam uma renda extra sem a necessidade de um alto investimento e que permite que as pessoas comecem a trabalhar de uma forma bastante rápida e efetiva, bastando ter acesso a um computador ou um smartphone com internet.

Quer uma renda extra como afiliado digital? Confira essas dicas.

Os afiliados basicamente são profissionais que atuam em uma atividade comercial mas com foco na venda de produtos digitais. Nesta categoria acabam entrando uma série de produtos, incluindo os e-books, cursos que acontecem somente na modalidade online, e outros tipos de conteúdos.

É comum que essa atividade acabe sendo confundida com o marketing digital, mas, na verdade, o marketing digital acaba sendo o conjunto de estratégias que permitem com que as pessoas consigam vender estes materiais. E outra característica da atividade de afiliado é o fato destas pessoas venderem os produtos que são feitos por outras pessoas, que neste caso são os chamados de produtores.

Com isso, tudo que os afiliados acabam tendo que focar é na atividade comercial em sí, focando no marketing para conseguir fazer com que os produtos cheguem a uma maior quantidade de pessoas.

Confira algumas dicas para quem deseja começar a ganhar uma renda extra com a atividade de afiliado digital.

Estude sobre marketing digital

Antes de mais nada, para iniciar nesta atividade as pessoas precisam começar a entender melhor o que é marketing digital. Por isso, é muito importante começar a buscar conhecimento sobre o tema, entendendo principalmente os conceitos e termos que são bastante utilizados, como remarketing, segmentação, landing page, lead, CTA e outros

Conheça e se familiarize com as ferramentas

As principais ferramentas que estão disponíveis para estes profissionais também devem ser conhecidos. O Google, por exemplo, conta com diversos sistemas que permitem com que as pessoas administrem e potencializem o alcance do seu negócio, como o Ads, o Analytics e também o Meu Negócio.

Para quem pretende fazer uma captação de clientes através do e-mail existem diversos sistemas que podem ser utilizados tanto para o envio das mensagens como também para o envio em massa, bem como a elaboração de relatórios, como RD Station, MailChimp, E-Goi.

Já para quem pretende captar clientes a partir da divulgação de conteúdos em sites e blogs, será preciso entender como funciona a criação e administração destas páginas. Sistemas de CMS, como o WordPress, serão fundamentais.

Entenda o conceito de persona e trabalhe a partir desta técnica

Uma das estratégias de marketing, que não foi criada pensando no ambiente digital mas que acabou sendo potencializado, é o de personas. Essa é uma figura semifictícia criada para representar o seu cliente ideal. A partir da criação deste perfil, obtendo o máximo de informações possíveis sobre o cliente, é possível criar uma estratégia mais direcionada.

Não fique apenas nas redes sociais

É muito comum que as pessoas que estão trabalhando com este tipo de atividade acabem focando bastante o seu trabalho nas redes sociais. Elas são fundamentais, mas não podem ser vistas como um limitador. É fundamental que as pessoas consigam ir além para aumentar as chances das vendas, focando em sites, blogs, landing pages, e-mail marketing e outras práticas.

Invista em tráfego orgânico e pago

O tráfego pago é muito importante, especialmente dentro das redes sociais, para fazer com que os anúncios cheguem de uma forma mais efetiva nas pessoas. Mas isso não significa que os afiliados não devam investir tempo e trabalho também no tráfego orgânico. Além de ser mais barato, quando as pessoas conseguem chegar no produto de uma forma orgânica existe um ganho de credibilidade que pode fazer com que a compra se torne mais fácil.

Por isso, é muito importante que o afiliado também invista um tempo e dinheiro em ações que contribuem para este tipo de forma de divulgação, como manter um site com domínio próprio, investir em marketing de conteúdo, entender a importância e como aplicar o SEO, dentre outras estratégias.

Análise os dados

Nunca deixe de analisar os dados que são obtidos a partir destas ferramentas. Não basta apenas criar uma campanha nas redes sociais ou ficar criando conteúdos para os sites e blogs sem que não sejam analisados os números que indicam os retornos obtidos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
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