Como dar entrada no seguro-desemprego online em 2025?
Aprenda como realizar o procedimento para que a entrada no processo seja feita de uma forma simples e rápida.
O seguro-desemprego é uma das assistências mais importantes para o trabalhador que acaba sendo surpreendido com sua demissão. Esse é um dos direitos básicos garantidos pela constituição em relação às leis trabalhistas e oferece uma segurança financeira durante alguns meses, período no qual espera-se que o profissional consiga sua recolocação no mercado.

Justamente por ter um caráter emergencial, é de interesse da maioria das pessoas que acabam perdendo seus empregos que esse seja um processo rápido e ágil. Quanto antes a pessoa conseguir enviar os dados necessários e fazer os procedimentos, mais rápido elas começam a receber as parcelas.
Saiba mais sobre o seguro-desemprego e confira como dar entrada de uma forma simples e rápida utilizando as opções de atendimento digitais:
O que é o seguro-desemprego?
O seguro-desemprego é um benefício concedido aos profissionais que trabalham com sua carteira assinada seguindo as regras e o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Diferentemente de outros benefícios, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o pagamento das parcelas do seguro-desemprego pode ser comparado a uma apólice que oferece uma determinada indenização a partir do momento em que a pessoa cumpre determinados pré-requisitos.
Quem pode pedir seguro-desemprego?
A partir do momento em que as pessoas começam a trabalhar com sua carteira assinada, elas já acabam cumprindo um pré-requisito básico, que é justamente estar inserido nas regras da CLT. Além disso, no momento da dispensa, as pessoas precisam ser demitidas sem justa causa.
Existem outras ocasiões em que o benefício é pago, como desligamento por rescisão indireta, quando o contrato de trabalho é encerrado por descumprimento das regras do contrato por parte do empregador. Também é possível receber quando o funcionário teve o contrato suspenso para participar de programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador e foram demitidas durante esse período.
Existem algumas outras situações específicas nas quais as pessoas também acabam se habilitando para receber esse tipo de pagamento, incluindo as seguintes:
- Pescador profissional durante o período do defeso, isto é, quando a pesca não é permitida, para proteger os animais;
- Trabalhadores domésticos;
- Trabalhadores resgatados de condição semelhante à de escravo.
Além desses pré-requisitos que habilitam um profissional a solicitar o benefício, também existem algumas outras condições que devem ser preenchidas para liberação do benefício:
- Estar empregado por, pelo menos, 6 meses antes da data de dispensa;
- Para a segunda solicitação, é preciso estar empregado por, pelo menos, 9 meses com carteira assinada, nos últimos 12 meses;
- Para primeira solicitação, é preciso estar empregado formalmente há, pelo menos, 12 meses nos últimos 18 meses em relação à data de demissão;
- Não ter outro tipo de renda para seu sustento ou empresa aberta;
- Não estar recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente;
- Não ser sócio ou membro com participação nos lucros de empresa.
Como dar entrada no seguro-desemprego online em 2025?
Para encaminhar essa solicitação, a forma mais simples e fácil hoje em dia é realmente contar com os sistemas online de atendimento. Os trabalhadores podem entrar com esse processo tanto através do portal Gov.br ou também através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Em todos os casos, no momento da solicitação do seguro-desemprego, as pessoas terão que estar em posse dos seguintes dados e documentos:
- CPF;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Requerimento do seguro-desemprego, fornecido pelo empregador.
- Pelo portal Gov.br, o benefício pode ser solicitado da seguinte forma:
- Acesse o portal gov.br, clique em “Entrar com gov.br” e acesse com seus dados cadastrados ou crie uma conta;
- Em seguida, digite “Seguro-desemprego” na barra de pesquisa e selecione a opção “Solicitar o seguro-desemprego”;
- Clique no botão verde “Iniciar” e faça login com seus dados novamente, caso seja solicitado;
- Selecione a opção “Seguro-desemprego” e depois “Solicitar seguro-desemprego”;
- Digite o número do Requerimento do seguro-desemprego e clique em “Consultar”.
- Neste momento, você será direcionado para a página com o número do requerimento e todos os seus dados;
- Leia atentamente as regras para habilitar o benefício. Marque a opção “Concordar”, e depois, clique em “Concluir”;
- Confirme a solicitação do seguro-desemprego e confira a confirmação do pedido.
Se a pessoa optar por fazer isso através do aplicativo Carteira de Trabalho, o procedimento é o seguinte:
- Entre no aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
- Caso tenha cadastro, utilize seu login e senha. Caso não tenha, realize o cadastro no portal Gov.br;
- Ao acessar, você verá todas as informações referentes à sua carteira de trabalho;
- Clique na aba “Benefícios”. Agora você será direcionado para a parte de “seguro-desemprego”;
- Ao abrir, clique em “Solicitar”;
- Informe o número do requerimento de seguro-desemprego, em seguida, confirme todas as informações;
- Role a tela para baixo e clique em “Avançar”;
- Confira os dados referentes ao seu contrato de trabalho, desde o seu cargo, tempo de serviço, datas de admissão e demissão, além do motivo da dispensa e qual foi o valor recebido nos últimos três meses trabalhados;
- Após ler tudo atentamente, você deve clicar em “Confirmar”, caso concorde com as informações, para finalizar o seu pedido.