O que é seguro de cartão de crédito? Saiba se vale a pena
Apólice pode oferecer uma importante proteção em casos de dificuldades financeiras.
O cartão de crédito é um dos métodos de pagamento mais utilizados pelos brasileiros no dia a dia. Em vez de depender do dinheiro disponível para uma determinada compra, o cartão permite que as pessoas concentrem os gastos em uma fatura, que deverá ser paga em uma determinada data de vencimento.

Sempre que um cliente faz uma compra e passa o seu cartão de crédito, ele está assumindo um compromisso de pagamento daquela dívida em um determinado momento, que, nesse caso, será a data de vencimento da fatura na qual a compra será lançada. O banco emissor do cartão garante que esse pagamento chegue até o vendedor, sem depender do pagamento efetivo pelo cliente.
Quando essa fatura acaba não sendo paga, os clientes dos cartões de crédito acabam tendo algumas opções, incluindo a possibilidade de pagar parte do valor da fatura, em um sistema de crédito rotativo, e também a possibilidade do parcelamento da fatura.
Mas são muitos os casos em que os consumidores realmente não conseguem fazer os pagamentos devidos na fatura. E isso acontece pelos mais variados motivos, mas principalmente pela falta de organização e de controle pelo próprio consumidor, que, muitas vezes, confunde o limite do cartão com um valor extra disponível para gasto.
Além disso, há também situações inesperadas na vida. Se o consumidor perde sua principal fonte de renda de uma hora para outra, depois de já ter feito uma série de gastos na fatura do cartão, provavelmente não conseguirá quitá-la. Também existem os casos nos quais as pessoas podem ter compras sendo feitas em seu cartão de forma indevida, seja por roubo, perda ou fraude.
Nesses casos, existe um seguro criado especificamente para atender essas demandas. Entenda melhor como essa apólice funciona e saiba quando ela vale a pena:
O que é um seguro de cartão de crédito?
O seguro de cartão de crédito é um tipo de apólice de seguros feita especificamente para indenizar o cliente e usuário desse método de pagamento em determinados sinistros. Esse tipo de serviço normalmente acaba sendo oferecido pelo próprio banco emissor do cartão, incluindo bancos ou lojas, nos casos de estabelecimentos que vendem utilizando um cartão próprio.
Normalmente, esse seguro é criado com uma série de coberturas que visam especialmente proteger o cliente em determinadas situações nas quais ele possa ter prejuízos financeiros em relação aos possíveis problemas que podem acontecer com esse método de pagamento.
Entre as coberturas mais comuns que podem ser encontradas nesse tipo de seguro de cartão estão aquelas que oferecem algum tipo de proteção em casos de roubo, furto ou golpe digital. Além disso, alguns seguros também podem oferecer coberturas extras, garantindo algum tipo de indenização ou pagamento de faturas em casos de perda de emprego, acidentes, doenças e outras situações nas quais as pessoas podem perder sua fonte de renda.
Tipos de coberturas oferecidas pelos seguros de cartão de crédito
Esse tipo de serviço pode ser bastante variado, dependendo bastante do tipo de serviço contratado e também do próprio banco ou instituição financeira que emite o cartão de crédito. Em alguns casos, eles podem acabar sendo oferecidos junto com outros tipos de serviços, incluindo seguros. Em outros casos, as coberturas podem acabar se tornando mais restritas e focadas apenas naquele cartão.
Entre os tipos de coberturas mais comuns encontrados nos seguros de cartão de crédito, temos os seguintes:
- Fraudes, perdas e furtos;
- Roubo após saque do cartão;
- Saque ou compra sob coação (quando alguém o força a realizar a transação);
- Compras feitas pós-roubo do cartão;
- Roubo de bolsa ou carteira;
- Morte ou invalidez por crime;
- Assistência geral;
- Cobertura em caso de desemprego.
Quanto custa um seguro de cartão de crédito?
Esse é um tipo de seguro que também acaba tendo um valor que varia bastante de acordo com o tipo de cartão contratado, o valor de limite que o cliente possui para pagamentos naquele cartão, bem como o conjunto de coberturas oferecido nessa apólice.
Normalmente, esse acaba não sendo um valor tão alto para a grande maioria dos cartões de crédito de entrada e intermediários, tornando-se mais caro na medida em que os cartões são de categorias mais elevadas. O pagamento normalmente acaba sendo cobrado diretamente na fatura.
Cuidados na hora de contratar um seguro de cartão de crédito
- Verifique se o valor da parcela mensal que será cobrada pelo seguro não vai comprometer o seu orçamento;
- Contrate um seguro que tenha as coberturas mais indicadas para o seu estilo de vida, evitando pagar por serviços que não serão utilizados;
- Prefira empresas que oferecem seguros com possibilidade de personalização da apólice.