Qual o melhor seguro viagem? De cartão de crédito ou de seguradora?
Confira as principais diferenças entre os serviços oferecidos para os clientes.
O seguro viagem é um dos produtos mais tradicionais oferecidos pelas empresas que atuam neste segmento, inserida dentro de uma categoria que é chamada de planos com cobertura de risco. De uma forma geral, ele acaba oferecendo o pagamento de indenização para as pessoas físicas em decorrência de determinados imprevistos que possam vir a acontecer em viagens nacionais ou internacionais.
De uma forma geral, o seguro viagem pode acabar sendo definido como um produto que tem como principal objetivo amparar o individuo nas mais diversas situações que podem vir a acontecer a partir do momento que as pessoas estão viajando, ou seja, quando elas estão distantes daquela que é considerada a sua base residencial. Estes seguros podem oferecer coberturas para qualquer tipo de viagem, seja ela a turismo, a negócios ou a estudos.
Uma das principais características do seguro viagem é que, em alguns momentos, as pessoas podem acabar sendo obrigadas a ter. Para viajar para determinados países, por exemplo, os turistas precisam apresentar um seguro válido, que acaba tendo como principal objetivo garantir que essas pessoas tenham um amparo a partir do momento que aconteça qualquer coisa com ela em território internacional.
Mas mesmo durante as viagens que são feitas para países que não acabam tendo essa exigência para liberar a entrada de um estrangeiro ou até mesmo durante deslocamentos dentro do território nacional. E pelo menos duas formas de aquisição destes seguros acabaram se tornando mais famosas no mercado como um todo: através das próprias seguradoras ou então a partir da utilização de determinados tipos de cartões de crédito.
Entenda qual a diferença destas duas modalidades de contratação, mas antes entenda melhor como funciona e quais são as coberturas encontradas no seguro viagem:
Quais são as coberturas oferecidas pelo seguro viagem?
Todas as atividades relacionadas a oferta de seguros no Brasil são regulamentadas por um órgão governamental chamado Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). O principal objetivo deste tipo de controle, por parte do governo, é garantir que a oferta destas apólices siga determinadas regras, garantindo o direito dos clientes.
Uma das regras definidas para cada tipo de seguro oferecido dentro do território nacional é um conjunto de coberturas que são consideradas como obrigatórias, ou a base de qualquer apólice. Essas são as coberturas mínimas esperadas a partir do momento que os clientes assinam um determinado contrato de seguro, e a partir delas as empresas podem oferecer adicionais.
Quando estamos falando do seguro viagem, dentre as coberturas que são consideradas como obrigatórias temos as despesas médicas, odontológicas e hospitalares, além do traslado do corpo em caso de morte, indenização por invalidez total ou parcial por acidente ocorrido na viagem, traslado médico e regresso sanitário.
Os valores acabam variando de acordo com a contratação que acaba sendo feita na apólice. Além disso, essas apólices também contam ainda com coberturas que são consideradas como adicionais, e que também podem acabar aparecendo na apólice. Dentre as mais comuns estão extravio de bagagem, cancelamento de viagem, diárias para acompanhante e outras.
Como contratar seguro viagem?
Basicamente existem duas formas de contratar um seguro viagem:
Através de uma seguradora – Os clientes podem buscar diretamente uma seguradora para adquirir sua apólice. Isso também pode ser feito com a intermediação de um corretor. Hoje em dia existem seguradoras que permitem com que as pessoas façam cotação até mesmo pela internet.
Através do cartão de crédito – Os cartões de crédito oferecem uma série de vantagens para os clientes, incluindo aqueles benefícios que podem acabar sendo interessantes para quem viaja de uma forma frequente. Alguns cartões permitem a contratação do seguro de uma forma direta, e outros já oferecem o benefício incluso. Essas condições devem ser consultadas pelos clientes.
Vantagens e desvantagens do seguro viagem pela seguradora
Normalmente os seguros que são encontrados e contratados diretamente pela seguradora acabam sendo mais completos quando comparado com os que são oferecidos pelas emissoras de cartão de crédito. Afinal de contas, a própria operadora do cartão acaba terceirizando o seguro para uma seguradora, mas acaba oferecendo normalmente os pacotes e as opções mais simples e padronizadas.
Com isso, os clientes podem acabar encontrando opções de coberturas como aquelas que cobrem despesas com internação, cirurgias, remédios e outros procedimentos médicos, que podem ser muito caros, principalmente em países com alto custo médico (como os Estados Unidos, por exemplo).
Nas seguradoras os clientes também acabam encontrando, de uma forma muito mais fácil e completa, aquelas coberturas que são consideradas mais específicas para determinadas viagens. Por exemplo, se a pessoa está viajando para praticar atividades esportivas em outros países, ela pode encontrar coberturas específicas para esses casos.
O contato direto com as seguradoras também pode ajudar especialmente quando os clientes precisam acionar o seguro durante a viagem. Normalmente nesta contratação o cliente já sai do estabelecimento com todos os dados e as informações que vão permitir com que eles entrem em contato.
Diante de todas essas características, normalmente os seguros que são contratados diretamente com as seguradoras podem acabar se tornando mais caros.
Vantagens e desvantagens do seguro viagem pelo cartão de crédito
Já para os clientes que utilizam determinados tipos de cartões de crédito, normalmente os de categorias superiores que acabam tendo uma anuidade mais elevada e que também acabam sendo liberados apenas para os clientes que possuem uma renda declarada mais elevada, existe a possibilidade de utilizar um benefício já disponível de seguro ou então a contratação sendo feita diretamente através da central de atendimento do cartão.
Uma das principais vantagens acaba sendo justamente essa facilidade de contratação. Atualmente muitos cartões permitem que o procedimento seja realizado diretamente através dos aplicativos dos próprios cartões. Como a empresa já possui todos os dados do cliente, o processo é muito mais ágil. Além disso, a cobrança costuma ser feita diretamente na fatura do mesmo cartão.
Em determinados casos, o seguro será completamente gratuito para os clientes do cartão. Neste caso, será preciso verificar diretamente com a operadora do cartão as informações completas referentes as coberturas que estão inseridas dentro desta apólice.
Como essas coberturas acabam sendo fornecidas dentro de um determinado pacote, normalmente são aquelas que atendem as demandas da grande maioria dos clientes. Por isso, a tendencia é de que elas sejam mais restritas. O valor oferecido para indenização em caso de sinistros também acaba sendo menor do que os seguros contratados diretamente nas seguradoras.
O acionamento do seguro também pode acabar se tornando um pouco mais complicado, uma vez que a operadora de cartão de crédito não deixa de ser apenas uma intermediadora neste processo de contratação. Mas a partir do momento que existe a necessidade de um contato direto, pode ser que isso se torne um pouco mais complicado.
Qual é o melhor? Seguradora ou cartão de crédito?
Diante de todas essas vantagens e desvantagens dos dois tipos de seguros que podem ser contratados ou utilizados pelos clientes, qual é o melhor? A resposta vai acabar dependendo bastante das necessidades do cliente que está indo viajar, bem como das características do passeio de uma forma geral.
Caso a pessoa esteja viajando a trabalho, por um tempo limitado de tempo, e conta com um seguro incluso no cartão de crédito, pode ser interessante ficar com essa apólice, sem a necessidade de investir em um seguro diretamente sendo contratado pela seguradora.
Lembrando que, no caso dos seguros inclusos como benefício do cartão de crédito, é fundamental que os clientes saibam exatamente quais são as coberturas que estão inseridas dentro dessa apólice, além dos valores que serão oferecidos, em caráter de indenização, para os clientes.
Uma outra informação importante que deve ser obtida em relação ao seguro de cartão de crédito é a forma e os procedimentos que devem ser seguidos para a ativação do mesmo. Como o seguro é válido durante um determinado período e para uma determinada região, é muito importante que as pessoas saibam exatamente quando ele deve ser ativado e o prazo de validade fornecido.
Já os seguros de seguradora acabam sendo muito mais completos e personalizáveis, o que acaba tornando a opção mais indicada para as viagens de turismo, especialmente aquelas que são feitas em família. Apesar de ser uma solução mais cara, os turistas acabam tendo uma maior segurança em relação ao que pode acontecer.
Além disso, os seguros oferecidos pelas seguradoras podem ser contratados com o objetivo específico de atender as demandas de um determinado tipo de público, como as pessoas que estão indo viajar para determinados países.