Seguro de carro: dicas para pagar menos na apólice

Saiba como economizar um pouco de dinheiro no momento da assinatura do contrato.

Publicado em 09/05/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O seguro de carro normalmente acaba sendo visto como um gasto praticamente obrigatório para as pessoas que adquirem um automóvel, especialmente no Brasil, local que os veículos acabam tendo um valor muito elevado quando comparado com os ganhos médios das pessoas de uma forma geral.

Seguro de carro: dicas para pagar menos na apólice

Existem diferentes tipos de valores que podem ser cobrados das apólices de seguros. No momento da cotação acabam sendo levados em consideração uma série de fatores, começando pelo valor e pelo modelo do veículo de uma forma geral. Além disso, os fatores que acabam contribuindo diretamente para o aumento dos riscos de sinistro também encarem a apólice.

Por exemplo, para as coberturas de furtos e roubos, são levadas em consideração as informações sobre os índices deste tipo de situação na região onde o segurado costuma guardar o seu veículo, bem como da região onde ele circula com mais frequência. Além disso, a forma como este carro é guardado quando ele não está sendo utilizado também pode interferir bastante no preço.

Já para as coberturas que envolvem os riscos de acidentes de uma forma geral, um dos índices que acabam importando mais para o cálculo é a idade e o gênero dos motoristas, já que as seguradoras possuem diversas pesquisas que indicam que pessoas de uma certa idade, variando entre homens e mulheres, acabam se envolvendo em mais acidentes.

Mas estes são apenas alguns dos fatores que formam o preço de uma apólice de seguros de carros. Confira algumas dicas para conseguir pagar menos na apólice de seguro do seu carro:

Pesquise bastante

Além de todos os fatores que acabam sendo levados em consideração para o preço do seguro, existe ainda bastante diferenças entre as próprias seguradoras, que acabam tendo diferentes estratégias e estruturas que dependem destes valores. Por isso, é fundamental fazer uma vasta pesquisa, cotando com diversas empresas, inclusive contando com a ajuda de corretores.

Não opte pela renovação automática

Uma outra dica que pode acabar fazendo bastante diferença no momento da cotação do seguro é o momento da renovação. Muitos clientes optam justamente por deixar a opção de renovação automática, até mesmo por conveniência ou aproveitando alguma condição especial oferecida no momento da cotação. Mas especialistas afirmam que, no momento da primeira renovação, os clientes podem acabar tendo uma grande surpresa no valor da apólice. Portanto, ao final de cada período de seguro, pode ser interessante começar a pesquisa novamente.

Escolha um corretor de confiança

Escolher um corretor de confiança também é muito importante para as pessoas que optam pela contratação de uma forma mais clássica, não indo diretamente até a seguradora. Estes profissionais são muito importantes, pois podem ajudar a encontrar a solução mais interessante de acordo com as necessidades individuais de cada um. Mas é fundamental que os clientes também confiram todas as informações prestadas, seja através de contatos diretos com as seguradoras ou com a análise cuidadosa de toda documentação.

Tenha uma cobertura física para o carro durante a noite

Algo que costuma encarecer bastante o seguro de um carro é quando o veículo não possui uma garagem ou qualquer tipo de cobertura física, como uma garagem, para que ele seja guardado durante a noite. Inclusive existem seguradoras que não fazem apólices em determinadas regiões sem que o segurado declare ter uma garagem.

Instale dispositivos antifurto e rastreadores

A tecnologia também pode acabar se tornando uma aliada muito importante dos donos dos veículos que estão fazendo um seguro. Dispositivos que atuam dificultando a ação dos bandidos como o corta corrente, ou ainda os rastreadores que funcionam em tempo real junto ao carro fazem com que os valores caiam, uma vez que a seguradora pode utilizar essas ferramentas para recuperar os veículos de uma forma mais efetiva.

Aumente o valor franquia

Caso o segurado tenha pouco dinheiro para pagar mensalmente o valor do seguro, uma dica interessante que geralmente pode ser encontrada em diversas seguradoras é aumentar a participação de franquia. Neste caso, o segurado paga menos no mês a mês, mas terão que se planejar para pagar mais caro a partir do momento que o veículo de envolver em qualquer tipo de sinistro.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.