Seguro MIP: Saiba como funciona e confira algumas vantagens

Apólice normalmente surge quando as pessoas compram uma casa nova financiada.

Publicado em 31/10/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Quando as pessoas estão comprando algum bem de maior valor agregado, em muitos casos essas compras acabam sendo acompanhadas de alguns seguros, especialmente quando a operação é feita utilizando financiamentos ou linhas de crédito de uma forma geral. Esses valores são importantes tanto para as pessoas que estão comprando o imóvel como também para as instituições financeiras que entram como garantidoras da compra.

Seguro MIP: Saiba como funciona e confira algumas vantagens
Créditos: Divulgação

Um seguro que pode aparecer no contrato de financiamento de um imóvel e que nem sempre as pessoas entendem muito bem a sua finalidade é chamado de MIP. Saiba mais sobre sua finalidade e confira como essa apólice funciona na prática.

O que é o seguro MIP?

Para entender melhor o que significa esse seguro, é preciso, antes de mais nada, saber o que significa essa sigla: Morte e Invalidez Permanente. Ou seja, basicamente estamos falando de um tipo de seguro e apólice de vida, mas que acaba estando vinculado a uma determinada operação de financiamento.

Na prática, qualquer tipo de operação financeira pode incluir um seguro MIP, mas ele normalmente acaba sendo utilizado naquelas operações cujo valor envolvido é maior. Nesse caso, normalmente temos os financiamentos imobiliários e alguns tipos de veículos.

O principal objetivo é proteger tanto a instituição financeira que concedeu a linha de crédito utilizada para a compra do bem em questão como também os familiares e herdeiros em caso de morte ou invalidez permanente do titular do contrato de financiamento, ou seja, da pessoa que assumiu a dívida.

Como funciona o seguro MIP?

Anúncios

Na prática, essa é uma apólice de seguro que funciona basicamente como qualquer outra. Ela possui uma série de coberturas relacionadas a esse tipo de seguro de vida. O valor do prêmio que deverá ser pago pelo segurado normalmente varia de acordo com o valor total da operação financeira. Já o valor da indenização normalmente cobre o valor total da dívida.

O segurado, nesse caso, é sempre o titular do financiamento e o responsável pela compra, ou seja, o dono do bem que está sendo adquirido dessa forma. Já os beneficiários indiretos, em casos de morte, acabam sendo os herdeiros, pois o seguro garante que o bem seja quitado.

Nos casos de invalidez, ou seja, quando o titular do financiamento perde sua capacidade de trabalhar e de manter sua fonte de renda, o beneficiário acaba sendo o próprio, pois ele fica livre da dívida. Mas é necessário ficar atento, pois as condições podem mudar dependendo da apólice.

Como contratar e pagar o seguro MIP?

Normalmente esse seguro acaba sendo colocado como uma exigência da instituição financeira para que ela libere o crédito solicitado para a compra do imóvel. Essa é uma forma que a empresa tem de garantir que vai receber os valores, mesmo que aconteça algum imprevisto com quem assinou o contrato.

Anúncios

Mesmo que a instituição financeira tenha meios jurídicos para recorrer nesses casos de financiamentos sem seguros, é muito difícil conseguir cobrar herdeiros, além de ser bastante oneroso para a empresa se habilitar junto a um determinado inventário. Por conta disso, muitas preferem adotar esse seguro.

A apólice normalmente acaba sendo assinada no momento em que o cliente assina outros documentos relacionados à compra do bem e ao financiamento de uma forma geral. Já a cobrança do prêmio normalmente é diluída ao longo de todas as parcelas. Ou seja, a pessoa paga o financiamento e o seguro ao mesmo tempo.

Como acionar o seguro MIP?

No caso de morte, normalmente o seguro acaba sendo acionado pela instituição financeira, a partir do momento da confirmação da morte do responsável pelo contrato. Nos casos de invalidez, o processo depende da seguradora e pode exigir algum tipo de manifestação dos interessados.

O seguro MIP pode ser considerado obrigatório?

Essa é uma dúvida bastante comum que surge a partir do momento em que a pessoa passa a se informar mais sobre como funciona o processo de compra financiada de um determinado bem. São muitos os casos em que esse seguro é imposto pela instituição financeira, mas, ao mesmo tempo, muitos consumidores questionam se isso não se trata de uma espécie de venda casada.

De acordo com as leis brasileiras que regulamentam esse tipo de operação financeira, o seguro MIP não pode ser considerado obrigatório. Mas, na prática, o que o mercado financeiro impõe acaba sendo bem diferente. A maioria dos bancos inclui o seguro como um dos critérios para liberação do valor de financiamento necessário para a compra do imóvel.

Portanto, o consumidor acaba se vendo em uma situação delicada. Ao mesmo tempo que a lei não impõe essa obrigação, o consumidor acaba não encontrando uma solução de financiamento ou de linha de crédito sem o seguro MIP.

Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.