Seguro para pets: saiba como contratar e escolher as melhores coberturas
Entenda como funciona essa apólice que oferece uma camada de proteção para a vida dos animais de estimação.
Os animais de estimação já se tornaram, para muitos, membros da família que recebem os mesmos tratamentos dos humanos. Isso acaba colocando os bichinhos em outro patamar em relação as preocupações e também aos investimentos feitos para manutenção da sua saúde e do seu bem-estar de uma forma geral.
Diante deste cenário, um dos serviços que mais cresceu nos últimos anos está diretamente relacionada a oferta de seguros e apólices para pets. Assim como qualquer outro seguro, estes serviços reúnem um conjunto de coberturas que possuem como principal objeto de proteção justamente os bichinhos que as pessoas tanto gostam e protegem.
Como funciona o seguro para pet?
Esta é uma modalidade de proteção que oferece uma série de coberturas prevendo diversos tipos de sinistros que podem acontecer com os animais de estimação. Além de promover o acesso a determinados tipos de serviços, essas apólices também podem oferecer aos donos reembolsos e indenizações de uma forma geral.
Apesar de ter um funcionamento muito parecido com as apólices de seguro de uma forma geral, este tipo de serviço acaba sendo muito mais focado na oferta de serviços focados nos animais de estimação do que efetivamente no reembolso. Por isso, constantemente, acaba sendo comparado também com os planos de saúde que os humanos contratam, já que boa parte destas coberturas estão diretamente relacionadas a saúde dos animais.
Quais são as principais coberturas oferecidas pelos seguros para pet?
As coberturas oferecidas para os seguros pet acabam variando de operadora para operadora, mas normalmente existe um determinado conjunto de serviços que acabam funcionando como uma base.
As principais coberturas permitem que os donos levem os seus pets para atendimentos e consultas veterinárias. Nestes casos, além da consulta em si, muitas permitem que os animais de estimação passem por exames, utilizem serviços de internação em clínicas e hospitais, recebam vacina e também passem por procedimentos como castração. Algumas coberturas também permitem que os animais de estimação tenham atendimento domiciliar.
Além do acesso a estes serviços, muitas coberturas também oferecem as apólices de seguro em si, que oferecem reembolsos financeiros para os donos a partir do momento que acontece algum tipo de sinistro com os mesmos. Desta forma, as pessoas podem receber determinados pagamentos caso o seu pet morra, ou sofra algum tipo de acidente, ou ainda seja roubado ou perdido.
Quais são as principais vantagens de ter um seguro pet?
Proteção financeira para gastos médicos – Muitos donos de animais e estimação acabam sendo pegos de surpresa quando precisam gastar muito dinheiro com seus pets. E isso invariavelmente acontece, já que eles vivem menos que os humanos e, em algum momento, vai ter algum tipo de doença. Os seguros ajudam neste momento, para que as pessoas não façam dívidas grandes.
Ressarcimentos em casos extremos – Existem ainda muitas questões relacionadas ao momento da despedida do animal de estimação. Hoje em dia as pessoas não aceitam mais apenas “se desfazer” do corpo do pet que foi considerado um membro de família. Muitos procuram serviços especializados, e os seguros normalmente oferecem este tipo de cobertura.
Mais proteção para o animal - A partir de determinadas coberturas os tutores humanos podem ter acesso a determinados serviços que podem, inclusive, aumentar o índice de proteção aos animais. É o caso das consultas preventivas e até mesmo a possibilidade de manter o calendário de vacinas em dia.
Como escolher um bom seguro para pet?
O primeiro passo é verificar, com cuidado, todas as coberturas que realmente estão sendo oferecidas. Lembrando que todas as coberturas devem ser citadas na apólice e no contrato do seguro que está sendo assinado, que devem coincidir com a oferta pública feita.
O valor do prêmio, que é o valor pago pelo humano para que o seu pet se mantenha segurado ao longo de um determinado período de tempo, deve caber no seu orçamento e também ser mais vantajoso quando comparado com os valores que poderão ter que ser pago em casos de sinistros.
A área de cobertura também acaba sendo muito importante. As pessoas devem verificar os locais nos quais o pet poderá ser atendido, especialmente nos serviços de saúde.