Seguros: conheça os 9 principais disponíveis no mercado

Entenda as características de cada uma dessas apólices.

Publicado em 02/08/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O mercado de seguros e das seguradoras existe há centenas de anos. Para ter uma ideia de que como essa é uma atividade consolidada na economia, o primeiro contrato oficial de seguro assinado na história data do ano de 1347, tendo sido assinado em Gênova, na Itália. Mas o modelo de negócios já existia há um bom tempo.

Seguros: conheça os 9 principais disponíveis no mercado

Mesmo com todas as mudanças que aconteceram nas diferentes sociedades ao longo dos anos, bem como as diferentes necessidades que foram surgindo, a ideia do seguro permanece a mesma: oferecer uma segurança para determinada operação ou para determinado bem, permitindo que a pessoa seja indenizada caso algo inesperado aconteça.

Portanto, a ideia de seguro, para quem adquire uma apólice, está muito relacionado a tranquilidade e segurança. É uma forma de tentar se antecipar a coisas ruins que podem acontecer. Na prática, é impossível que as pessoas tenham certeza de que nada vai acontecer com sua saúde, ou que seu veículo não vai estragar. Mas o seguro ajuda a amenizar o impacto, caso isso venha a acontecer.

Já para as seguradoras, em termos de negócios, o lucro acaba surgindo justamente da probabilidade universal de que acontecimentos ruins não são uma regra o tempo todo na vida dos clientes. Quando uma pessoa, por exemplo, paga um ano de seguro sem usar, a seguradora acabou ganhando aquele dinheiro sem ter que gastar nada, pelo menos de forma específica naquele contrato.

Hoje em dia existem diversas opções de seguros, e algumas delas acabam sendo consideradas até mesmo raras e exclusivas. Na prática, as pessoas podem segurar qualquer pessoa, desde que consigam encontrar uma entidade jurídica que possa assumir as responsabilidades e os pagamentos dos custos caso algum sinistro ocorra.

Mas existem alguns tipos de seguros que acabaram se tornando a base do mercado como um todo. Conheça os mais comuns:

Seguro de vida

Neste tipo de apólice, o objeto do seguro acaba sendo a vida do contratante, mas os beneficiados acabam sendo pessoas completamente diferentes. Na verdade, essa apólice traz como principal característica a segurança para a família ou demais pessoas que dependam de quem está fazendo a apólice.

A principal cobertura oferecida em um seguro de vida acaba sendo justamente para o caso de morte. Mas como essa é uma situação irreversível, ele garante o pagamento de uma determinada quantia, em dinheiro, para aquelas pessoas apontadas pelo contratado na apólice, e que geralmente fazem parte da sua família e são seus dependentes.

Além disso, estes planos também oferecem outros tipos de coberturas, incluindo casos de invalidez, acidentes e doenças que incapacitem o segurado e que possam vir a prejudicar o seu sustento.

Seguro de carro

Um dos seguros mais populares e necessários, especialmente por estarmos falando do mercado brasileiro. Além dos altos preços dos automóveis e da sua manutenção, a grande quantidade de veículos circulando fazem com que o Brasil apareça entre os países que mais registram acidentes no trânsito.

O seguro automotivo coloca o veículo da pessoa como principal objeto segurado, oferecendo as mais variadas coberturas. As mais comuns envolvem acidentes, com danos físicos e materiais, bem como gastos relacionados a manutenção. Os valores dos prêmios são calculados a partir de uma série de variáveis, incluindo modelo e ano do carro, local onde o veículo circula, perfil dos motoristas, etc.

Este seguro acaba se utilizando de um dispositivo que se tornou bastante comum nas apólices de uma forma geral, que é a franquia. Basicamente, além do prêmio mensal ou parcelado, os segurados ainda precisam arcar com parte dos custos do sinistro em questão.

Seguro saúde

Esse é um tipo de seguro que acaba gerando uma certa confusão para muitas pessoas, que o confunde com o plano de saúde. Mas os serviços são completamente diferentes, tanto do ponto de vista prático quanto legal, inclusive sendo regulados por instituições e agências diferentes.

Se no plano de saúde as pessoas normalmente são encaminhadas para atendimentos médicos dentro de uma determinada rede credenciada, o seguro saúde funciona com uma lógica inversa. As pessoas buscam o atendimento médico particular, e depois busca o ressarcimento pelo seguro.

Para que os clientes saibam realmente quais são as possibilidades de ressarcimento dentro de um seguro saúde, é muito importante ficar atento a todos os detalhes da apólice, que deverão informar explicar detalhadamente quais são as coberturas disponíveis.

Seguro residencial

Se as pessoas fazem seguro para proteger um bem tão importante como o veículo, não seria diferente para a residência onde ela mora. Diferentemente do seguro veicular, não existe a previsão do segurado nesta apólice receber o valor completo da sua casa caso aconteça uma tragédia, mas este seguro acaba sendo mais focado em garantir os reparos e as manutenções necessárias.

Existem muitos tipos diferentes de coberturas que podem ser encontradas em um seguro residencial. Algumas apólices acabam servindo para garantir o ressarcimento para problemas que possam acontecer na estrutura de uma forma geral. Já outros tipos de seguros acabam sendo mais específicos para itens que estavam dentro da casa.

Em todos os casos, é fundamental que o segurado leia atentamente todos os detalhes da apólice, incluindo todas as coberturas disponíveis, especialmente as que envolvem desastres causados por situações extremas, como incêndio, queda de raio, vendaval, etc.

Seguro viagem

O seguro viagem é um tipo de apólice que acaba sendo muito mais completo e que permite com que as pessoas tenham acesso às mais variadas coberturas durante um período de tempo muito específico. Ele é tão comum no mercado de seguros de uma forma geral que acaba inclusive sendo obrigatório para a entrada em determinados países, pois ele garante a cobertura para gastos emergenciais que o turista possa vir a ter.

Além de gastos com despesas médicas durante a viagem, normalmente focada em atendimentos de emergência, o seguro viagem também oferece outros tipos de coberturas, como apoio financeiro e traslados em casos de mortes no exterior. Além disso, ele também conta com alguns outros serviços, como reembolso de bagagem que possa vir a ser extraviada.

Seguro para smartphone

Mesmo que seja um tipo de seguro relativamente novo quando comparado com as outras apólices, o seguro para telefone celular acabou rapidamente se tornando um dos produtos mais buscados pelos clientes, justamente por conta da importância que estes aparelhos acabaram conquistando no dia a dia de todo mundo.

Ficar sem um smartphone se tornou praticamente impensável para muitas pessoas, que dependem do aparelho para se comunicar, se divertir e também para acessar diversos serviços importantes, como bancos e afins. Este seguro acaba oferecendo indenizações em casos de roubos, furtos e também oferece reparo ou ressarcimento em determinados casos de problemas técnicos.

Seguro prestamista

Pelo nome, este é um seguro que pode passar despercebido pela grande maioria das pessoas. Mas muitos acabam inclusive sendo segurados com essas apólices sem se dar conta, ou acabam esquecendo que, em algum momento das suas vidas, adquiriram tal serviço.

Ele basicamente foi criado como uma forma de proteção para as instituições financeiras e também para os próprios clientes de bancos quando eles solicitam algum tipo de empréstimo financeiro. É a garantia de que as parcelas vão continuar sendo pagas caso aconteça algum tipo de imprevisto durante a duração do contrato.

Muitos clientes acabam não se dando conta, ou pelo menos não prestam atenção e esquecem, mas grande parte dos empréstimos acabam tendo este seguro embutido nos valores das parcelas. Normalmente ele é acionado em casos de morte, invalidez, desemprego, perda de renda, incapacidade temporária e doenças graves.

Seguro de bens pessoais

Essa é uma apólice de seguros que é mais abrangente e também mais maleável, permitindo a cobertura para os mais variados tipos de itens e bens. Para as seguradoras que fazem este tipo de apólice, as regras, valores e coberturas acabam sendo muito mais personalizadas, dependendo do tipo de item que vai ser incluído.

Dentre os objetos mais comuns que as pessoas costumam colocar no seguro estão joias, eletrônicos, móveis, obras de arte e qualquer outra coisa que possa acabar tendo um valor maior.

Seguro empresarial

Já essa apólice de seguros acaba trazendo uma série de coberturas que estão diretamente relacionadas às necessidades das empresas no seu dia a da. Neste caso acabam sendo levados em consideração as instalações, os equipamentos e demais itens importantes para garantir a continuidade das operações, mesmo diante algum tipo de problema.

Os seguros empresariais também costumam ser bastante personalizados, uma vez que exige um trabalho mais minucioso das seguradoras para que elas consigam valorar tudo o que deve ser protegido. Além dos possíveis danos físicos e estruturais, alguns seguros também acabam sendo feitos para proteger o corpo de funcionários, propriedades intelectuais, etc.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.