Financiamento imobiliário: saiba quando vale a pena quitar antecipadamente

Entenda quando acaba sendo interessante antecipar as parcelas para terminar de pagar a aquisição.

Publicado em 30/03/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A compra de um imóvel no Brasil geralmente acaba sendo feito através de financiamento imobiliário. Para que um financiamento de um determinado imóvel seja feito, normalmente as pessoas precisam dar uma entrada, e depois financia o restante do valor do imóvel junto a uma determinada instituição financeira, como um banco, que assume o pagamento para a construtora ou para o dono e cobra as parcelas.

Financiamento imobiliário: saiba quando vale a pena quitar antecipadamente

Como os valores dos imóveis costumam ser elevados, especialmente quando não existe a possibilidade de dar uma entrada muito elevada, o total financiado exige que o financiamento seja feito em anos, para que as parcelas caibam no orçamento doméstico de quem está comprando.

Este acaba sendo um compromisso firmado entre o comprador e a instituição financeira, e até o momento do pagamento completo do financiamento os bancos acabam tendo direito ao imóvel, mas apenas em caso de não pagamento das parcelas. E exatamente por isso que, em muitos casos, as pessoas acabam tendo como principal objetivo antecipar o pagamento do financiamento.

Mas, além da questão de se livrar de uma conta e já garantir a posse concreta do imóvel, existem ainda algumas questões relacionadas a uma forma mais inteligente de utilizar o dinheiro. Existem determinados cenários, por exemplo, nos quais as pessoas que compram os imóveis estão perdendo dinheiro no momento que elas quitam as parcelas de forma antecipada.

É possível antecipar as parcelas do financiamento do imóvel?

Mas, antes de mais nada, os clientes que já assumiram o compromisso de pagamento das parcelas do financiamento deverão verificar junto ao banco como funciona a antecipação das parcelas do imóvel.

Mas uma coisa é certa: todos os bancos são obrigados a aceitar o pagamento das parcelas de forma antecipada, de acordo com o Código Brasileiro o Consumidor. Mas o que acaba variando são os descontos que essas instituições financeiras oferecem para os clientes que fazem este tipo de operação.

Como quitar o financiamento imobiliário de forma antecipada?

Antes de mais nada, essa acaba sendo uma operação que precisa ser feita a partir de um contato com a instituição financeira. Normalmente os pagamentos das parcelas mensais acabam sendo feitas a partir do momento que os clientes realizam recebem os boletos, ou ainda deixam o dinheiro na conta nos casos de débitos automáticos.

Existem determinadas instituições financeiras que acabam oferecendo este tipo de antecipação de parcelas de uma forma automatizada, utilizando autoatendimento ou ainda os aplicativos das empresas. Mas, na grande maioria dos casos, será preciso acionar o banco para encaminhar estes pagamentos.

Os clientes devem obter todas as informações referentes as possibilidades, incluindo os possíveis descontos que as pessoas podem ganhar a partir do momento que elas antecipam essas parcelas.

Também é importante obter as informações relacionadas as possibilidades que podem ser exploradas para quitar essa dívida. Por exemplo, os trabalhadores que possuem uma determinada quantidade de dinheiro disponível no seu FGTS podem acabar utilizando estes recursos para antecipar o pagamento.

Neste caso, os trabalhadores devem seguir essas regras:

  • Ter no mínimo três anos de trabalho com carteira assinada, consecutivos ou não;
  • Não ser proprietário nem usufrutuário, possuidor ou cessionário de um imóvel residencial urbano no seu município de residência ou no local em que você trabalha, incluindo municípios vizinhos ou da mesma região metropolitana;
  • O imóvel precisa ser financiado na cidade onde você mora ou trabalha, ou em municípios da mesma região metropolitana;
  • Comprar imóvel avaliado em até R$ 1,5 milhão;
  • O imóvel financiado deve ser urbano e residencial (em caso de imóvel misto, o FGTS só pode ser usado para a porção residencial) e ser usado para a moradia do comprador;
  • O imóvel deve ter condições de habitabilidade e estar matriculado em cartório de registro de imóveis;
  • O imóvel comprado não pode ter sido adquirido com recursos do FGTS há menos de três anos (contando a data do registro de aquisição na matrícula do imóvel).

Quando vale a pena antecipar o financiamento imobiliário?

Vale a pena antecipar estes pagamentos quando os compradores estão com todas as suas contas em dia, especialmente aquelas que geram juros mais elevados, como cartão de crédito e cheque especial. Além disso, também vale a pena quando os descontos acabam sendo maiores do que o retorno que pode ser obtido ao deixar este dinheiro rendendo em alguma opção de investimento.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.