Monitores de preço: confira como funcionam e suas vantagens

Sistemas e alertas permitem que as pessoas consigam ter os valores mais vantajosos no momento da compra.

Publicado em 23/04/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Comprar pela internet deixou de ser algo que as pessoas fazem apenas em determinadas ocasiões para se tornar uma rotina na vida de muitos consumidores. Hoje em dia o comércio eletrônico cresce consideravelmente no mundo inteiro, especialmente no Brasil, com um sistema bastante consolidado em termos de logística.

Monitores de preço: confira como funcionam e suas vantagens

Ainda existem algumas desvantagens que o consumidor enfrenta no momento em que ele compra determinados produtos pela internet, como o fato da pessoa ainda ter que esperar até que o mesmo chegue na sua casa, e também as questões de trocas que ainda são mais difíceis.

Mas as vantagens também são cada vez mais evidentes para quem compra online, sendo que uma das mais comuns é o preço. Mesmo com as taxas de entrega, a compra dos mais variados produtos pela internet costuma ser mais barata do que a compra física, especialmente em virtude dos custos reduzidos que as empresas acabam tendo de manter os seus estoques e também da concorrência, uma vez que o consumidor não fica restrito apenas as ofertas da sua região.

No quesito preço, a tecnologia também acaba se tornando muito interessante, permitindo com que as pessoas tenham até mesmo aproveitem os melhores momentos para aquisição dos itens, indicando quando ele está com um preço maior ou menor do que a média.

Para isso, os consumidores contam com os chamados monitores de preço.

Principais vantagens do monitoramento dos preços

Paga mais barato

As tecnologias e também as próprias comunicações que as empresas conseguem manter junto aos seus consumidores acabam ajudando as pessoas adquirem os itens em um momento que pode ser considerado como o mais vantajoso em termos de preços. Existem inclusive alguns monitores que funcionam de forma mais ativa que avisam no momento que o produzo atinge determinado preço.

Informação para tomada de decisão

O monitoramento dos preços também pode ser muito interessante para que as pessoas consigam obter mais informações para uma tomada de decisão, que pode ser naquele momento ou também pode acabar sendo em um momento futuro. A partir dos dados, os clientes podem acompanhar, por exemplo, a questão de sazonalidade, com produtos e serviços que podem ficar mais baratos em determinadas épocas do ano.

Evita compras impulsivas

A ferramenta também pode acabar se tornando muito interessante para evitar que os consumidores acabem comprando de uma forma mais impulsiva determinados itens. Neste caso, definindo um orçamento ou um valor máximo que será pago na compra, a partir dos dados fornecidos pelo monitoramento, as pessoas acabam evitando adquirir itens apenas na emoção do momento.

Principais formas de monitorar preços na internet

Sites de comparação

Existem diversos sites e aplicativos criados com o objetivo justamente de monitorar os valores, permitindo com que as pessoas acompanhem não apenas o preço que está sendo cobrado no momento da pesquisa como também o histórico de valores e possíveis projeções para os próximos dias ou semanas.

Dentre os mais conhecidos e também os que acabam conseguindo ser mais efetivos na tarefa estão o Buscapé, o Zoom, e o Google Shopping. Existem ainda alguns sites e serviços que são específicos para determinados itens, como os que monitoram os voos, por exemplo.

Alertas de preços

Já estes monitores acabam funcionando de uma forma um pouco diferente dos buscadores tradicionais. Além da buscava passiva, eles podem ser configurados para oferecer uma busca ativa para os consumidores. Neste caso, eles ficam monitorando preços de determinados itens, e emitem alertas e avisos sempre que eles chegam em determinados valores.

Newsletter

Uma boa forma de acompanhar e monitorar os preços de determinados itens acaba sendo também acompanhar diretamente as informações e comunicações que são enviadas pelas empresas. As newsletters acabam sendo ainda muito interessantes para receber dados de valores dos preços, além do consumidor ser avisado de possíveis promoções.

Apps e redes sociais

Os aplicativos e as rede sociais próprias das próprias empresas também podem ser formas de monitorar os preços dos produtos e serviços. Os aplicativos, em muitos casos, oferecem até mesmo algumas condições especiais e descontos, uma vez que a empresa gasta menos com publicidade. Já as redes sociais acabam sendo interessantes para obter informações de promoções de uma forma mais rápida.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.