Aposentadoria: dicas para planejar o momento com investimentos

Trabalhadores podem contar com outras alternativas além do INSS.

Publicado em 12/04/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A grande maioria dos trabalhadores brasileiros vão acabar se aposentando a partir das regras criadas pelo governo e deverão contar com os pagamentos de recursos mantidos por órgãos como o INSS. Este sistema é o que acaba descontando determinados valores dos trabalhadores ao longo do seu tempo de vida ativo e sendo complementado com recursos públicos para manter um sistema de aposentadoria.

Aposentadoria: dicas para planejar o momento com investimentos

Mas com a quantidade de pessoas idosas vivas cada vez maior, junto com a menor quantidade de pessoas com capacidade de produção que efetivamente está no mercado de trabalho e que contribui para o sistema de aposentadoria de uma forma geral, a conta começa a não fechar. E isso faz com que o governo vá criando mecanismos que ampliam as contribuições dos trabalhadores e aumentam as idades mínimas, além de reduzir os valores das aposentadorias de uma forma geral.

Diante deste cenário, cabe aos próprios trabalhadores começarem a contribuir de formas diferentes para sua aposentadoria, pensando de uma forma mais estratégica e analisando algumas outras opções disponíveis. E uma delas é começar a guardar dinheiro e aplicar em determinados tipos de investimentos que podem garantir um aumento de renda da aposentadoria, ou então vai criar um cenário que permite com que as pessoas se aposentem mais cedo.

Confira os melhores tipos de investimentos para as pessoas que estão visando a criação de um patrimônio para aposentadoria:

Tesouro Direto

Os investimentos que são feitos visando a aposentadoria devem ter algumas características. Antes de mais nada, ele deve ter como foco o longo prazo, uma vez que as pessoas vão acumular estes recursos ao longo de uma determinada quantidade de anos até que elas consigam viver com a chamada renda passiva. E, justamente por conta disso, eles também devem ser mais seguros.

O tesouro direto acaba reunindo boa parte destas características, permitindo que as pessoas tenham um tipo de investimento muito interessante visando o longo prazo. São títulos públicos vendidos pelo governo e que podem ser adquiridos pelas próprias pessoas, de uma forma simples e fácil.

Existem diferentes tipos de tesouros que podem ser encontrados no mercado, sendo que os mais interessantes são Tesouro Selic, Tesouro IPCA+ e Tesouro Prefixado.

Fundos de Investimentos

Um outro tipo de fundo de investimento que acaba sendo muito interessante e que pode ser utilizado como um recurso interessante na hora de planejar a aposentadoria é aquele classificado como um Fundo de Investimento. Uma das principais vantagens deles é a sua gestão de modo profissional, geralmente feito por alguma empresa do segmento financeiro.

Existem também diferentes tipos de fundos de investimentos, sendo que cada um deles acaba aplicando o dinheiro que vai sendo recolhido em determinadas áreas, como os imobiliários ou multimercados.

Existem também os fundos de Renda Fixa, que acabam sendo interessantes justamente por definir diferentes opções de investimentos para os clientes, mas dentro de uma mesma categoria, sempre com o objetivo de aumentar a segurança e também as possibilidades de rendimentos. Neste caso, o dinheiro acaba sendo aplicado em opções como títulos públicos, CDBs, debêntures, entre outros.

Já os Fundos Multimercados geralmente combinam investimentos em Renda Fixa, ações, câmbio, commodities e outros ativos. A rentabilidade desses fundos varia de acordo com as estratégias adotadas pelo gestor e a performance dos ativos escolhidos.

Ações

Investir no mercado de ações também pode ser uma forma de conseguir garantir sua aposentadoria, muitas vezes até mesmo de uma forma antecipada quando comparada com outros métodos, mas também é mais arriscado. Essa é uma opção que deve ser feita apenas por quem já tem experiência de mercado ou contando com a ajuda de uma assessoria profissional.

No caso do investimento de ações focado nas aposentadorias, as operações sempre devem ser feitas visando o lucro a longo prazo, o que acaba direcionando para que as compras dos títulos sejam feitos em empresas que sejam consideradas como mais tradicionais ou que tenham uma força de mercado consolidada.

Mas nada impede que o investidor também acabe conseguindo ganhar uma grande quantidade de dinheiro mais rapidamente, com a valorização de determinada empresa que ele apostou, e com isso obter os recursos necessários para garantir sua aposentadoria.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.