Contratar seguro pela internet é seguro? Confira algumas dicas.

Saiba como garantir que a contratação esteja sendo feita de forma correta.

Publicado em 04/04/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A contratação dos seguros, independente do tipo, foi feita ao longo de muitos anos a partir da ajuda de um profissional chamado de corretor. Eles eram basicamente representantes das seguradoras, mas que também serviam como intermediários quando os segurados precisavam de alguma assistência.

Contratar seguro pela internet é seguro? Confira algumas dicas.

Hoje em dia, com toda tecnologia disponível, o procedimento de contratação de seguros também acabou mudando bastante. Boa parte das grandes seguradoras oferecem a possibilidade de contratar determinadas apólices pela internet, através de um procedimento online que pode ser feito tanto pelo computador quanto pelos smartphones.

Mas, como toda operação online, é preciso tomar alguns cuidados. Sem a presença de um profissional corretor que pode ajudar e guiar as pessoas nesta compra, é preciso ter uma atenção maior na contratação.

Confira algumas dicas essenciais para garantir a contratação de um seguro pela internet de uma forma segura.

Pesquise as seguradoras que oferecem essa opção de contratação

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas pesquisem atentamente quais são as seguradoras que oferecem a possibilidade de contratação de seguros online. Também é importante conferir os tipos de seguros que podem ser adquiridos de forma online, sendo que os mais comuns são seguros viagens, seguros de vida e apólices que não dependem de uma inspeção mais minuciosa.

Aproveite para cotar com mais de uma seguradora

Uma das grandes vantagens que a aquisição de um seguro pela internet oferece é justamente a possibilidade de cotar de uma forma muito mais simples e fácil. Com a internet as pessoas podem fazer diversas cotações ao mesmo tempo, existindo até mesmo alguns serviços digitais que já fazem este trabalho para os clientes, funcionando como espécies de corretores virtuais.

Mas o importante é fazer uma pesquisa completa, cotando em diferentes seguradoras e também com diferentes opções de apólices.

Não deixe para a última hora

Determinados tipos de seguros acabam tendo uma certa urgência na sua contratação. O exemplo mais claro é o seguro viagem, pois muitos países exigem que o turista apresente esta apólice para permitir a entrada do turista. Neste caso, a contratação do seguro acaba tendo uma data limite que deve ser feita, bem como um prazo de validade que normalmente dura o tempo da viagem, no caso dos seguros para entradas em outros países.

Por isso, é muito importante começar essas pesquisas com uma certa antecedência, já que contratações feita em cima da hora podem acabar custando mais caro para os clientes. Os turistas podem ainda cometer determinados erros na sua contratação quando está fazendo algo correndo contra o tempo.

Compare os preços e as coberturas

A partir do momento que os clientes conseguem fazer a cotação com mais de uma seguradora online, o trabalho acabará sendo basicamente o de comparação de duas ou de mais propostas que podem ter sido recebidas. Mas, neste momento, as pessoas não devem olhar apenas a coluna do preço.

É fundamental que seja feita a comparação das coberturas que são oferecidas nesta apólice, tanto as que acabam aparecendo como parte do seguro em si, como também aquelas que funcionam como coberturas, serviços extras que as empresas oferecem para os seus clientes e que normalmente estão relacionadas ao objeto final do seguro.

Verifique se a seguradora está devidamente credenciada

Existe, no Brasil, toda uma regulamentação que acaba definindo as regras que as empresas devem seguir para atuar como seguradoras. E algo obrigatório para que a seguradora realmente seja considerada como regular é estar credenciada e autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Essa é a entidade que acaba tendo como principal finalidade fiscalizar todo o mercado de seguros no país. As empresas que estão devidamente credenciadas acabaram oferecendo as garantias necessárias para oferecer os seus serviços. Essa consulta pode ser feita diretamente no site da entidade.

Responda todas as perguntas com informações precisas

No momento que a pessoa estiver fazendo a cotação e a contratação do seguro online, geralmente elas acabam tendo que responder um questionário que acaba sendo utilizado como base para que a seguradora ofereça seus serviços. Estes dados devem ser sempre preenchidos da forma correta.

Qualquer discrepância nos dados apresentados pode causar problemas especialmente no momento em que elas precisam acionar o seguro em questão.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.