Dicas financeiras para chegar no primeiro milhão

Saiba como conseguir alcançar este valor e iniciar um planejamento financeiro.

Publicado em 23/03/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Ser um milionário nem sempre significa apenas chegar ao acúmulo de determinados valores e patrimônios que podem partir de R$ 1 milhão. Afinal de contas, o conceito por trás de ser um milionário acaba estando muito mais a uma ideia e um comportamento do que ao dinheiro na conta.

Dicas financeiras para chegar no primeiro milhão

Afinal de contas, existem muitas pessoas que já tiverem até mais que R$ 1 milhão acumulados ao longo da sua vida de trabalho. Mas a grande questão é conseguir juntar este dinheiro tirando todas as despesas e os gastos que as pessoas acabam tendo na sua rotina diária.

Chegar a este valor juntando dinheiro, ou seja, separando da quantia utilizada para os gastos do dia a dia, pode ser um desafio e também acaba sendo uma marca importante. Confira algumas dicas que podem ajudar a chegar neste objetivo:

Evite se comprometer com dívidas

As pessoas, de uma forma geral, muitas vezes acabam tendo uma ideia equivocada do que é uma dívida. Normalmente existem aqueles que acreditam que uma dívida é apenas uma conta que está atrasada, quando na verdade está endividada qualquer pessoa que esteja comprometida com o pagamento de qualquer conta.

Por exemplo, quando alguém faz uma compra no cartão de crédito, ela está se endividando, uma vez que ela está assumindo o compromisso de fazer o pagamento da fatura em uma determinada data. O mesmo vale quando as pessoas fazem compras parceladas, ou ainda se comprometem com financiamentos, etc.

Por isso, uma das primeiras dicas para conseguir atingir este primeiro milhão é evitar se comprometer com uma grande quantidade de dívidas. Muitas destas dívidas acabam sendo carregadas por juros, que podem acabar corroendo bastante a capacidade financeira das pessoas de uma forma geral.

Pague as dívidas mais caras

Agora, a partir do momento que a pessoa já possui algumas dívidas e está começando um trabalho de reorganização das contas e planejamento financeiro de uma forma geral, acaba sendo importante definir uma forma mais inteligente de ir pagando tudo. Uma das principais é priorizar o pagamento daquelas contas que são consideradas como as mais caras.

Para saber quais conta são as mais caras, é sempre importante ficar de olho nos juros e nas taxas que estão sendo cobradas, bem como no custo efetivo da operação, que leva em consideração o montante total de dinheiro que deverá ser pago.

Faça um bom planejamento

Uma das formas mais inteligentes de traçar um plano que vai permitir com que as pessoas comecem a juntar dinheiro de forma efetiva e consigam chegar na marca do milhão é a partir de um bom planejamento. E isso deve ser feito partindo da definição de determinados objetivos financeiros, que podem ser de curto e de longo prazo.

A partir destes objetivos será importante criar um plano detalhado, que deve incluir estratégias como definição de investimentos, alocação de ativos, diversificação de carteira, etc.

No momento da criação deste planejamento, acaba sendo muito importante estabelecer metas que sejam claras, realistas e específicas. É importante também que as pessoas definam prazos, caso contrário o planejamento acaba ficado muito difícil de ser acompanhado.

Elimine gastos supérfluos

Não existe solução mágica: para que as pessoas consigam ter mais dinheiro sobrando no final do mês para juntar e criar o patrimônio que poderá chegar ao primeiro milhão é fundamental ir cortando alguns gastos. Muitas vezes as pessoas também conseguem aumentando os seus rendimentos, o problema é segurar para que os gastos também não acompanhem essa escalada.

Por isso, é importante fazer uma análise sincera das contas mensais, levando em consideração todos os gastos feitos, para conseguir identificar aqueles que podem ser cortados.

Invista em educação financeira

A educação financeira ainda é vista como algo banal e até mesmo desnecessário dentro do esquema e sistema de educação convencional. Mas ela acaba sendo fundamental não apenas para que as pessoas consigam criar uma outra relação com o dinheiro, como também para encontrar diferentes formas e estratégias que podem tornar os objetivos mais fáceis de serem alcançados.

Existem diversos cursos e materiais disponíveis que podem ensinar, de uma forma um pouco mais aprofundada, sobre tipos de investimentos, definição de perfil de investidor, como escolher as melhores opções, etc.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.